domingo, 17 de novembro de 2019

Com apoio da Prefeitura, Arquidiocese de Santarém recebe castiçais para o Círio de Nossa Senhora da Conceição

Com a proximidade do Círio de Nossa Senhora da Conceição, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), entregou à Arquidiocese de Santarém 1.000 castiçais que serão utilizados na maior manifestação religiosa do povo católico do Oeste do Pará. O trabalho foi coordenado pela Semtras, por meio da equipe das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti). 
A coordenadora do Aepeti, Carise Pedroso, explicou que a cada ano o trabalho é aprimorado. "A cada ano, os castiçais são aprimorados para proteção dos fiéis que participam da trasladação. Contamos com o apoio na decoração das peças das equipes e usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras); Centro Pop Dom Lino Vombommel. Nossa equipe prepara um modelo para que os demais possam ser confeccionados no mesmo padrão".
As crianças dos equipamentos iniciaram em junho a coleta das garrafas PET. Segundo Carise, elas colaboram nessa atividade e começam a entender a importância da preservação, além de estimular toda sua criatividade. 
O diretor-geral da Catedral Arquidiocesana de Santarém, padre Walter Imbiriba, abençoou os castiçais produzidos. "O importante de tudo isso é que todas as manifestações e doações, fazem a festa ter um sentido muito especial para todos nós. Órgãos públicos ou a iniciativa privada colaboram com alguma coisa para que a festa seja marcante e bonita. A Semtras faz a entrega desses castiçais para que no dia da trasladação, durante a procissão luminosa, a nossa festa fique completa", exaltou o pároco.
O prefeito Nélio Aguiar participou da cerimônia, destacando a importância da reciclagem, o reaproveitamento para a transformação em arte e a criatividade. "Um castiçal tão bonito foi produzido. Agradeço aos nossos servidores e usuários pelo envolvimento e dedicação. Esse trabalho não teria o mesmo resultado sem a colaboração de cada um. Foi uma contribuição singela, mas muito nobre com a trasladação no Círio de Nossa Conceição", observou.
Os castiçais serão utilizados na trasladação luminosa da imagem de Nossa Senhora da Conceição no próximo dia 23, um dia antes da realização do Círio.

fonte: Agencia Santarém Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário