domingo, 7 de julho de 2019

Santarém: Governo Municipal projeta bons resultados em relação a movimentação de passageiros neste segundo semestre

                                                                       
Ilha do Amor ao fundo, em Alter do Chão (Foto: Bruno Ribeiro)O Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca registrou movimento de 477,6 mil passageiros em 2018, segundo dados divulgados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), sistematizados pela Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec). O resultado é 5% maior que o registrado em 2017 e representa o bom momento da economia e a consolidação de Santarém como um dos principais destinos turísticos do Brasil.
De acordo com a Infraero, o fluxo de aeronaves também cresceu 2,7%. As operações de pouso e decolagem atingiram a marca de 10,5 mil voos. Ou seja, em 2018, foi registrada movimentação de 284 voos a mais do que em 2017, sendo que o aeroporto possui capacidade para receber 1,8 milhão de passageiros.
Turista visita restos fósseis da Baleia Minke encontrada no rio TapajósGoverno aposta no incremento dos números durante o segundo semestre
A alta rotatividade de passageiros e operações de pouso e decolagem deve aumentar consideravelmente neste segundo semestre, com o fim do período das chuvas. Neste mês de julho, alta temporada por conta das férias escolares, o fluxo deve crescer ainda mais, segundo estimativa da Semdec.
O calendário do segundo semestre é recheado de opções para quem vem a Santarém: eventos religiosos, negócios, convenções, palestras ou atrações culturais, como o Çairé, o Natal e o Revéillon de Alter do Chão. Para a coordenadora do Grupo de Gestão Integrada, Rosemary Fonseca, para o Desenvolvimento Regional Sustentável (GGI/DRS), essa movimentação demonstra claramente que Santarém é um dos principais destinos nesta época do ano, não somente pelos atrativos naturais, mas pela dinâmica que a cidade apresenta.Intensa movimentação de turistas em Alter do Chão durante o período de vazante do rio (Foto: Bruno Ribeiro)
É importante ressaltar que desde 1998, a cidade está na rota turística do Ministério do Turismo e já há algumas décadas, o município, por meio de suas belas praias, está na rota dos melhores roteiros turísticos do Brasil e também do mundo. O exemplo foi a eleição promovida pelo jornal O Estado de São Paulo, em dezembro do ano passado, que apontou a Vila Balneária de Alter do Chão como um dos 10 melhores destinos do mundo para se visitar neste ano.
A expectativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), é que a partir do aumento do fluxo de passageiros, neste segundo semestre, mais de 290 mil turistas possam visitar e deixar dividendos ao município, movimentando rede hoteleira, comércio, entre outros setores, o que representaria uma injeção de mais de R$ 216 milhões na economia.Navio turístico Sirena chegando a Santarém (Foto: Mauro Nayan/Arquivo)

Samuel Alvarenga Agência Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário