De acordo com a Infraero, o fluxo de aeronaves também cresceu 2,7%. As operações de pouso e decolagem atingiram a marca de 10,5 mil voos. Ou seja, em 2018, foi registrada movimentação de 284 voos a mais do que em 2017, sendo que o aeroporto possui capacidade para receber 1,8 milhão de passageiros.
A alta rotatividade de passageiros e operações de pouso e decolagem deve aumentar consideravelmente neste segundo semestre, com o fim do período das chuvas. Neste mês de julho, alta temporada por conta das férias escolares, o fluxo deve crescer ainda mais, segundo estimativa da Semdec.
O calendário do segundo semestre é recheado de opções para quem vem a Santarém: eventos religiosos, negócios, convenções, palestras ou atrações culturais, como o Çairé, o Natal e o Revéillon de Alter do Chão. Para a coordenadora do Grupo de Gestão Integrada, Rosemary Fonseca, para o Desenvolvimento Regional Sustentável (GGI/DRS), essa movimentação demonstra claramente que Santarém é um dos principais destinos nesta época do ano, não somente pelos atrativos naturais, mas pela dinâmica que a cidade apresenta.
Intensa movimentação de turistas em Alter do Chão durante o período de vazante do rio (Foto: Bruno Ribeiro)
É importante ressaltar que desde 1998, a cidade está na rota turística do Ministério do Turismo e já há algumas décadas, o município, por meio de suas belas praias, está na rota dos melhores roteiros turísticos do Brasil e também do mundo. O exemplo foi a eleição promovida pelo jornal O Estado de São Paulo, em dezembro do ano passado, que apontou a Vila Balneária de Alter do Chão como um dos 10 melhores destinos do mundo para se visitar neste ano.
A expectativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), é que a partir do aumento do fluxo de passageiros, neste segundo semestre, mais de 290 mil turistas possam visitar e deixar dividendos ao município, movimentando rede hoteleira, comércio, entre outros setores, o que representaria uma injeção de mais de R$ 216 milhões na economia.
Navio turístico Sirena chegando a Santarém (Foto: Mauro Nayan/Arquivo)
Samuel Alvarenga Agência Santarém
Nenhum comentário:
Postar um comentário