terça-feira, 28 de maio de 2024

Adolescente tem cabeça decepada em acidente grave no PA; motorista fugiu

 

Uma adolescente de 17 anos, identificada como Dayza da Silva Castro, morreu ao ter a cabeça decepada em um acidente grave no km 165 da BR-010, em Paragominas, no sudeste do Pará, nesta quarta-feira (23). Segundo a Polícia Civil (PC), a adolescente, que pilotava uma moto, foi atingida por um pedaço de madeira que estava na carroceria de uma caminhonete que vinha no sentido contrário. O condutor fugiu em direção à Ulianópolis. Uma outra mulher, que estava na garupa da moto, teve ferimentos leves e foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paragominas. Imagens feitas após a ocorrência mostram agentes da Polícia Militar (PM), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Científica no local. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Paragominas.


Fonte: G1-PA 


Santarém celebra 363 anos com 160 obras e ações e shows de Aldair Playboy e Renara Santos

 

Santarém está prestes a comemorar mais um ano de sua rica história, e a Prefeitura, sob a liderança do prefeito Nélio Aguiar, preparou uma programação especial que promete transformar a cidade e proporcionar momentos inesquecíveis para seus moradores. Em coletiva de imprensa, realizada na manhã desta segunda-feira, 27, no Ciam, o prefeito Nélio Aguiar apresentou a programação de aniversário de 363 anos de Santarém, data festejada no dia 22 de junho. No período de 27 de maio a 06 de julho, serão realizadas e entregues cerca de 160 obras e ações, o que representa um investimento de mais de R$ 70 milhões em prol da população.

Com 160 obras e ações programadas, Santarém verá melhorias substanciais em diversas áreas. Na educação, 53 obras serão entregues, distribuídas pelas regiões do Lago Grande, Tapajós, Arapiuns, Várzea e Planalto. Essas intervenções incluem a construção e reforma de escolas, garantindo melhores condições de ensino para milhares de alunos.

A infraestrutura urbana também recebe atenção especial, com 20 obras de asfaltamento, incluindo um projeto inédito no bairro Tabocal, onde seis ruas serão pavimentadas. Além disso, o Mirante do Saubal e o Retroporto são destaques que prometem melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos santarenos.

A saúde, uma prioridade da gestão, será reforçada com a entrega de Unidades Básicas de Saúde em Matinha, São Ciríaco e São Pedro Uruari. Esses investimentos visam ampliar o acesso aos serviços de saúde para a população. Ainda no campo da infraestrutura rural, a implantação de microssistemas de abastecimento de água garantirá um recurso essencial para comunidades ribeirinhas.

Na área de habitação, 400 títulos de regularização fundiária serão entregues, proporcionando segurança jurídica e dignidade a inúmeras famílias. A valorização dos servidores públicos também está em pauta, com a posse de 593 aprovados no concurso público de 2023, fortalecendo a administração municipal e a qualidade dos serviços prestados à população.

Diversas ações nas áreas de esporte e lazer, meio ambiente, saúde e assistência social demonstram o compromisso da Prefeitura em promover o bem-estar da comunidade. Campos esportivos serão iluminados, e os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) foram reformados, ampliando o suporte às famílias santarenas.

A programação cultural, cuidadosamente planejada, promete momentos de alegria e integração. O projeto "Cultura na Comunidade" levará arte e entretenimento aos bairros, enquanto o Show Gospel, marcado para o dia 20 de junho, celebrará o aniversário da cidade com música e fé.
Show Cultural - No dia 21 de junho, a cidade será palco de um grande show de aniversário com atrações nacionais Aldair Playboy, Renara Santos (Ex-Mastruz com Leite), Viviane Batidão e Djs locais.

No dia seguinte, 22 de junho, a entrega da Medalha Pe. João Felipe Bettendorf na Casa da Cultura homenageará personalidades de destaque, seguida do show “Canta Santarém” no mesmo local. Às 21h, a Praça de Eventos – Anísio Chaves será o cenário do Show Regional de Aniversário, com o “Arraiá de Santarém”.

O prefeito Nélio Aguiar ressaltou que os investimentos e a programação especial de aniversário refletem o compromisso da administração com o desenvolvimento sustentável e inclusivo de Santarém. “Estamos trabalhando incansavelmente para transformar nossa cidade, proporcionando mais qualidade de vida, infraestrutura e cultura para todos os santarenos. Este aniversário será um marco na história de Santarém, e convidamos todos a participarem dessa grande festa”, declarou o prefeito.

Santarém está em festa, e sua população pode esperar um futuro promissor, repleto de oportunidades e realizações. As obras e eventos anunciados são parte de uma nova era para a cidade, que celebra com orgulho seu passado e olha com esperança para o futuro.

“Convido a todos para participarem das comemorações e celebrarem conosco esses 363 anos de história, luta e conquistas. Que possamos, juntos, continuar a transformar nossa cidade, mantendo vivo o espírito de união e progresso que sempre nos guiou, finalizou o prefeito.

Presentes os vereadores Alba Leal, Erlon Rocha, Ronan Liberal, Alexandre Maduro, Erasmo Maia e Murilo Tolentino, além dos secretários municipais Adson Wender (Cultura), Celsa Brito (Assistência Social), João Paiva (Meio Ambiente), Emir Aguiar (Governo), Maria José Maia (Educação), Eliziário Bastos (Turismo), Ezequiel Aquino (Esporte), Josilene Pinto (Finanças) e Bruno Costa (Agricultura).

Fonte: Ascom PMS

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Biden é deixado de lado pela Elite do Vale do Silício, que passa a apoiar Trump nas eleições

 

Alguns dos mais proeminentes capitalistas do Vale do Silício estão planejando uma angariação de fundos para o ex-presidente Donald Trump no próximo mês. Essa iniciativa ocorre à medida que os republicanos buscam conquistar terreno na comunidade de doadores de tecnologia, que historicamente tem sido esmagadoramente democrata.

David Sacks e seu colega investidor de tecnologia, Chamath Palihapitiya, coanfitriões do popular podcast “All-In”, estão liderando esse esforço. Eles estão organizando um evento de angariação de fundos para Trump em San Francisco, marcado para o dia 6 de junho, conforme revelado por um convite obtido pelo jornal Financial Times.

Essa movimentação sinaliza uma mudança de lealdade entre os líderes do Vale do Silício, que tradicionalmente apoiaram o presidente Joe Biden. No entanto, alguns desses influentes empresários estão agora expressando críticas ao atual governo e considerando realinhar seu apoio a Trump.

Os ingressos para a angariação de fundos “All-In” têm um preço inicial de $50.000 por pessoa, mas benefícios VIP adicionais, como lugares privilegiados no jantar e a oportunidade de tirar uma foto com o ex-presidente, podem ser adquiridos por $300.000.

Jacob Helberg, um alto executivo da Palantir que anteriormente doou centenas de milhares de dólares para a campanha de Biden em 2020, recentemente anunciou uma doação de $1 milhão para a campanha de Trump. Ele citou as políticas de fronteira do ex-presidente e sua postura pró-Israel e anti-China como motivos para essa mudança de aliança partidária.

Muitos no círculo íntimo de Musk veem Trump como uma vítima e acreditam que a administração Biden tem sido excessivamente hostil em relação a ele. Esses líderes tecnológicos temem que seus próprios interesses possam estar em risco sob o atual governo.

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Santarém – Polícia Militar apreende cerca de 10 kg de drogas escondidas em forno; um suspeito foi preso

  

No início da tarde desta segunda-feira (20), a Polícia Militar apreendeu cerca de 10 kg de entorpecentes escondidos dentro de um forno. O suspeito identificado como Marcelo Silva foi preso no momento que tentava buscar o ilícito em uma embarcação no porto do D.E.R, em Santarém. A carga de entorpecente vinha do Amazonas e seria distribuída na região.  O comandante do Comando de Policiamento Regional 1 (CPR-1), coronel Tarcísio Costa, reforçou a importância de planejamento que resultou na terceira apreensão de drogas. “Os policiais estão se empenhando em Santarém, só neste mês de maio é a 14ª apreensão, totalizando quase 200 kg de entorpecentes. É uma vitória, tirando todo esse quantitativo de circulação que traz um grande mal para a sociedade”, afirmou o comandante. O suspeito e o entorpecente foram apresentados na 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

O Impacto – colaborou Blog do Pião

Foto: Blog do Tabocal

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Prefeito Nélio Aguiar é Empossado Primeiro Tesoureiro da CNM em Brasília

Na tarde desta segunda-feira, 20, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, assumiu pela segunda vez consecutiva  um papel de destaque na Confederação Nacional de Municípios (CNM), sendo empossado como primeiro tesoureiro da instituição em uma cerimônia realizada em Brasília. A presença do prefeito na capital federal reflete seu compromisso contínuo em buscar melhores condições e mais recursos não apenas para Santarém, mas para todos os municípios paraenses.

A CNM, uma entidade que desde 1980 representa e defende os interesses dos municípios do Brasil. Conhecido por sua atuação dedicada e eficiente, o prefeito de Santarém leva para a entidade sua vasta experiência em gestão pública e uma forte determinação em promover o desenvolvimento local.

Durante a cerimônia de posse, Aguiar destacou a importância da CNM no cenário político nacional e reafirmou seu compromisso com a causa municipalista. “Assumir o cargo de primeiro tesoureiro da CNM é uma honra e uma grande responsabilidade. Continuarei trabalhando incansavelmente para garantir que os municípios brasileiros tenham as condições necessárias para oferecer serviços de qualidade à população”, afirmou.


Desde o início de sua gestão, o prefeito Nélio tem se destacado por implementar políticas públicas eficazes e por sua busca incessante por recursos que beneficiem a cidade. Sua atuação na CNM é uma extensão desse trabalho, agora com um alcance ainda maior, impactando positivamente municípios de todo o país.

Além de fortalecer a posição de Santarém no cenário nacional, a participação de Nélio Aguiar na CNM abre novas oportunidades para a cidade. “Estar na diretoria da CNM nos permite uma interlocução mais direta com o governo federal e com outras entidades, facilitando a obtenção de recursos e a implementação de projetos importantes para o desenvolvimento de nossa região”, destacou o prefeito.

A CNM desempenha um papel crucial na defesa da autonomia municipal e na promoção de políticas públicas que atendam às necessidades locais.


Fonte: Alailson Miniz

Avião com equipe de Saúde Indígena faz pouso forçado no oeste do Pará; não houve feridos

 

Um avião de pequeno porte realizou um pouso forçado na tarde desta sexta-feira (17) em uma área de fazenda na comunidade de Cuminapanema, localizada entre os municípios de Óbidos e Alenquer, no oeste do Pará. A aeronave retornava de uma missão de 15 dias na aldeia dos Zo'é, e transportava uma equipe de saúde indígena da Sesai (Secretaria de Saúde Indígena).
O acidente aconteceu por volta das 15:00 horas, sem registro de feridos. O pouso forçado foi necessário devido problemas enfrentados pela aeronave. A suspeita é de uma pane no motor.

Os ocupantes foram resgatados por uma aeronave particular e conduzidos para Santarém. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Santarém chegou a ir até o local do incidente logo após tomar conhecimento da situação, mas de acordo com o tenente coronel Celso Piquet, quando os militares chegaram lá, as vítimas já tinham sido resgatadas em segurança.
Segundo uma familiar de da técnica de enfermagem Sandra Pena, que era uma das ocupantes da aeronave, a profissional de saúde já está em casa com seus familiares.

Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que está levantando informações sobre o caso.

"Os sinais divinos"Ebrahim Raisi, presidente do Irã, morre em queda de helicóptero


O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos na queda de um helicóptero, confirmou o Ministério das Relações Exteriores do Irã nesta segunda-feira (20).

Raisi, que foi eleito em 2021 e tinha mandato até 2025, era a segunda pessoa mais importante do Irã, atrás apenas do aiatolá Ali Khamanei, líder supremo do país e de quem o atual presidente era um protegido e possível sucessor.

Segundo a imprensa oficial iraniana, o helicóptero caiu numa região montanhosa do Irã em razão das más condições climáticas durante um voo que transportava Raisi e outras autoridades que voltavam do Azerbaijão.

 A queda da aeronave ocorreu entre as aldeias de Pir Davood e Uzi, na província iraniana de Azerbaijão Oriental, cerca de 600 km a noroeste de Teerã, a capital iraniana.

Além de Raisi, a queda matou o chanceler do Irã, Hossein Amirabdollahian.

A aeronave transportava, ainda, Malek Rahmati, governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental, e Hojjatoleslam Al Hashem, líder religioso. As mortes dos dois não foram confirmadas, no entanto, mais cedo, a imprensa oficial informou não haver sinal de sobreviventes no local da queda. 

Buscas levaram cerca de 12 horas

A queda do helicóptero ocorreu por volta das 13h (no horário local, 6h no de Brasília), mas a aeronave só foi encontrada cerca de 12 horas depois.

Além das dificuldades de acesso ao local, o tempo ruim dificultava os trabalhos de resgate. O helicóptero foi avistado por integrantes do Crescente Vermelho iraniano, organização irmã da Cruz Vermelha que atua em países islâmicos, depois que um drone foi enviado pela Turquia com sensores de calor para identificar o local da queda.

Inicialmente, o ministro do Interior iraniano informou que o helicóptero que levava o presidente teria feito um pouso forçado. Mais tarde, a imprensa oficial informou que a aeronave havia sofrido um acidente em razão das más condições climáticas. 


sexta-feira, 17 de maio de 2024

Ex-policial é denunciado após 'levar' maquineta de funcionaria da empresa de estacionamento rotativo em Santarém

 

Um ex-policial militar foi denunciado na 16ª Seccional Urbana de Santarém, oeste do Pará, por ter levado a maquineta de cobrança de uma funcionária da empresa Pare Azul, que gerencia o estacionamento rotativo no centro comercial da cidade. O caso aconteceu depois que o ex-policial se recusou a pagar a multa por ter estacionado de forma irregular na vaga da zona azul, nesta quinta-feira (16).

Segundo Amanda Ramalheiros, vítima do ex-PM, ele sempre frequentava o local onde ela exerce seu trabalho e já era conhecido por suas atitudes hostis. Na tarde desta quinta (16), o ex-PM novamente se recusou a pagar a multa de estacionamento indevido, no valor R$ 20.
“Quando eu fui pegar a maquineta para cobrar, ele puxou o equipamento com força, ferindo meu dedo, e tentou quebrar a máquina", relatou Amanda.

A situação se agravou rapidamente e o ex-PM começou a usar palavras de baixo calão e não se intimidou com as pessoas observando a cena.
“Ele me chamou de burra e disse que eu precisava ler as leis de trânsito antes de cobrá-lo, afirmando ser um sargento, o que aumentou a tensão”, acrescentou a funcionária.

Além das agressões verbais, o ex-militar, que estava em um carro particular sem qualquer sinalização que o identificasse como veículo de serviço, acabou levando a maquineta da empresa Pare Azul com ele. O equipamento não foi devolvido.

O caso foi registrado na 16ª Seccional Urbana de Santarém.

O ex-PM identificado como Márcio Costa, foi expulso da corporação após ter sido acusado com outros militares, de participação no assalto a um carro forte que transportava 15kg de ouro em 2020, na saída do Porto DER, em Santarém.


Fonte: G1 Santarém 

Com a saída de Moraes e a entrada de Mendonça o TSE terá 4 juízes conservadores e 3 progressistas sinalizando uma mudança de postura nas decisões

 

A substituição do Ministro Alexandre de Moraes pelo Ministro André Mendonça no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trará significativas mudanças na correlação de forças dentro da Corte. Essa transição é vista com potencial de favorecimento de pautas conservadoras, uma vez que Mendonça, indicado ao Supremo Tribunal Federal pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, possui um perfil mais alinhado aos interesses do antigo governo.

Moraes, durante sua gestão, desempenhou um papel crucial em decisões que impactaram diretamente o bolsonarismo, frequentemente inclinando a balança dos julgamentos em desfavor de aliados do ex-presidente Bolsonaro. Decisões importantes, resultando em punições e sanções, foram marcadas por um colegiado que frequentemente registrava votos de 4 a 3, com Moraes atuando de maneira incisiva a favor da manutenção da ordem eleitoral e do combate a práticas irregulares.

Com a entrada de André Mendonça, essa dinâmica tem chances de mudar. Mendonça junta-se a outros três ministros de perfil conservador – Nunes Marques, Raul Araújo e Isabel Gallotti – potencialmente criando uma nova maioria no TSE. Os ministros Cármen Lúcia, André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques formarão o grupo de postura mais crítica ao bolsonarismo.

Na prática, essa alteração de forças pode influenciar o desfecho de julgamentos de grande importância. Exemplos de decisões onde essa mudança pode ser observada incluem casos de cassação de mandatos. Em 2022, Mendonça votou contra a cassação do deputado bolsonarista Fernando Francischini, em um julgamento relacionado à uma live sobre o sistema eleitoral, ainda que a maioria de então tenha decidido pela perda do mandato.

Apesar das possíveis mudanças em algumas das correntes decisórias, o TSE, sob a presidência de Cármen Lúcia, deve continuar priorizando o combate às fake news, um legado da gestão de Moraes. A ministra já demonstrou o seu compromisso ao publicar resoluções que regulamentam o uso de inteligência artificial nas eleições e que endurecem a responsabilização das plataformas.

Uma das grandes preocupações da gestão que sai é que seja mantida a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação, criada em 2022. Este órgão é parte imprescindível do esforço contínuo do tribunal em coibir a disseminação de informações falsas, especialmente focado nas eleições municipais que se aproximam. Essa iniciativa reflete a continuidade de uma política de enfrentamento à desinformação que está se tornando marca registrada do tribunal eleitoral brasileiro.

quarta-feira, 15 de maio de 2024

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARÁ, RECEBE O PREFEITO DE JACAREACANGA VALDO DO POSTO E COMITIVA DE VEREADORES

 

Cumprindo uma agenda oficial na capital do estado Belém, o prefeito municipal de Jacareacanga Aurivaldo Pereira Silva (MDB), popular Valdo do Posto está em uma comitiva formada por ele e cinco vereadores, Rui Baima, Everto Araújo, Gersinho Munduruku, Antonio Goiano, Edivaldo Conceição, a comissão está atendendo o contive do deputado estadual Eraldo Pimenta (MDB), a agenda que eu inicio na segunda-feira em Santarém com o deputado federal Henderson Pinto, e nessa terça-feira na Assembleia legislativa do estado Pará (ALEPA). 

Após a audiência com deputado Eraldo Pimenta com duração de mais de cinco horas, onde foram atendidas as demandas do prefeito e dos vereadores que trouxeram na bagagem uma lista de demandas do município de Jacareacanga, onde no mesmo dia foi anunciado resultados como  anuncio da entrega dos cheques sua casa, já com data pré agendada para a semana que vem.
Em seguida  prefeito Valdo e a comitiva foram recebidos pelo presidente da Assembleia deputado Chicão, que falou do privilegio em receber o gestor que está muito distante da capital, e destacou o prestigio politico do prefeito em chegar com uma comitiva de vários vereadores que estão unidos em busca e melhorias ao município.

A continuidade da agenda será na quarta-feira na casa civil, onde os trabalhos estarão sendo conduzidos pelo presidente Chicão, onde outras demandas serão apresentadas e debatidas por todos, e logo mais serão anunciadas por todos.

" É muito importe hoje nossa administração municipal representada aqui nós, entre prefeito e parte dos vereadores que estamos unidos as forças e sempre nessa união dialogando com o auto escalão na politica aqui na capital do estado, onde saem as decisões de comando de todas as demandas do estado do Pará, eu estou feliz em dois dias já temos resultados concretos e estamos voltando felizes, pois estando bom para nossa população, está bom pra nós prefeito e vereadores." 

                                                                               disse o prefeito Valdo do Posto. 



Clemison S.Lopes/ Grupo de Comunicação Pinga Fogo

Ex-deputado Wladimir Costa retorna ao presídio após Justiça suspender pedido de liberdade provisória


O ex-deputado federal Wladimir Costa retornou para a prisão nesta terça-feira (14). A prisão ocorreu após o Tribunal Regional Eleitoral do Pará suspender o pedido de Habeas Corpus que estava em vigor desde o último dia 25 de abril.

Segundo a Polícia Federal, o ex-deputado apresentou-se voluntariamente à Superintendência da Polícia Federal no Pará por volta das 13 horas e foi encaminhado ao Sistema Prisional do Estado cerca de uma hora mais tarde.

A decisão foi julgada pelo corregedor e vice-presidente do tribunal, o desembargador José Maria Teixeira do Rosário, durante uma sessão plenária onde teve maioria dos votos a negação da solicitação de liberdade provisória. Por maioria de votos, a Corte não conheceu do habeas corpus, em razão desse ter sido apresentado enquanto não havia expirado o prazo para análise de um dos pedidos de revogação da prisão preventiva pelo juízo da 1ª Zona Eleitoral (Belém). Por isso, o Tribunal decidiu pelo reestabelecimento da situação anterior, determinando que seja oficiado ao juízo da 1ª Zona Eleitoral para que esse dê prosseguimento à análise do pedido de revogação da prisão.

O ex-parlamentar teve a prisão preventiva solicitada no último dia 18 de abril, por ter cometido violência política de gênero contra a deputada federal Renilce Nicodemos (MDB).

URGENTE: Lula demite JEAN PAUL e coloca substituto na Petrobras


Segundo informações da coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou ao atual presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que ele não continuará na empresa.

A coluna informa que Prates se despediu de seus diretores nesta tarde e comunicou à equipe que Magda Chambriard será a nova presidente da Petrobras.

Magda já ocupou o cargo de diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) durante o governo de Dilma Rousseff.

Nos últimos meses, o CEO da Petrobras enfrentou tensões internas no governo, envolvendo disputas com o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. A mudança de liderança traz expectativas para o futuro da empresa.

terça-feira, 14 de maio de 2024

Irmãos suspeitos de duplo homicídio na comunidade Cipoal são apresentados na delegacia

 

Os dois irmãos suspeitos de duplo homicídio ocorrido no último domingo (12), na comunidade Cipoal, região do Planalto BR-163, em Santarém, oeste do Pará, chegaram à 16ª Seccional Urbana de Santarém , na tarde desta terça-feira (14) acompanhados pelo advogado Renato Martins.

Os irmãos, identificados como Ricky Marley e Alan Patrick, teriam assassinado a golpes de enchadeco e a pauladas Pedro Farias de Sousa e Emerson Sousa, pai e filho, após desentendimento por causa de um "racha".
Desde o crime, os irmãos estavam foragidos, e na condição de procurados pela polícia.

A delegada titular da especializada de homicídio, Raíssa Beleboni, que está à frente do caso, iniciou o interrogatório dos suspeitos logo após a chegada deles à Seccional.
Segundo informações da polícia, os detalhes do crime ainda estão sendo investigados, mas a motivação teria sido mesmo um racha na manhã de domingo entre o irmão de Ricky e um familiar de Emerson e Pedro. A disputa terminou com um dos carros incendiados.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram Emerson e Pedro chegando à casa de Ricky Marley à procura dele e do irmão Alan. Uma criança de quatro anos que estava no quintal chegou a ser agredida com uma pancada na cabeça, assim com a esposa de Ricky Marley que está grávida.

Em outro vídeo, Ricky Marley e o irmão Alan mostram ferimentos nos braços, que teriam sido provocados durante a briga que resultou na morte de Emerson e Pedro.

Fonte: G1 Santarém 

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Pai e filho são mortos após invadirem residência de desafetos na comunidade de Cipoal

 

Na tarde deste domingo (12), na comunidade de Cipoal, em Santarém, no oeste do Pará, foi registrada a morte de duas pessoas. Um pai e seu filho, identificados como Emerson e Pedro, morreram após invadirem a residência de seus desafetos.

Segundo relatos de familiares, a dupla chegou à casa em dois carros, com ameaça e agressiva, onde até a agrediu uma criança de apenas 4 anos com uma barra de ferro. Em reação à invasão e à violência, os irmãos que moravam na residência entraram em luta corporal com Emerson Santos e Pedro Farias, resultando em golpes fatais que levaram ambos à morte.

A Polícia Militar esteve na comunidade do Cipoal, em Santarém — Foto: Kamila Andrade/g1

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado para prestar socorro à criança ferida durante o incidente. No entanto, a ambulância que a transportava foi bloqueada por três veículos na descida da Serra do Piquiatuba. Os ocupantes desses veículos partiram para cima da equipe médica, proferindo ameaças e agressões verbais.
Conforme o Samu, um dos agressores, que estava ferido, foi tratado e estabilizado pela equipe médica. Porém, a vítima morreu antes de chegar no Hospital Municipal. Já a segunda, ainda recebeu atendimento médico, mas não conseguiu sobreviver aos ferimentos e veio a óbito após tentativas de reanimação na sala de emergência do HMS.

Fonte: G1 Santarém 

Ex-sargento da FAB aplica golpe de R$ 800 mil e perde tudo no ‘Tigrinho’, diz coluna

Tamyla Guedes de Souza, ex-sargento da Força Aérea Brasileira (FAB), foi indiciada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por aplicar uma série de golpes no DF e Goiás. Ele teria aplicado um golpe de falsa venda de consórcios contemplados contra 45 pessoas, entre servidores públicos e empresários, causando a eles um prejuízo de R$ 800 mil. O dinheiro adquirido de forma ilícita teria sido todo utilizado em uma plataforma de jogo de azar.

A coluna “Na Mira”, do Metrópoles, disse que o caso relatado pela 38ª Delegacia de Polícia (Vicente Pires) e aguarda oferecimento de denúncia pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). À coluna, fontes disseram que a mulher, que nunca mais foi vista pelas vítimas, teria torrado a quantia em jogos de azar hospedados em plataformas digitais, como o “Jogo do Tigrinho”.

Tamyla já havia sido condenada em primeira instância na Justiça Militar pelo crime de peculato, quando ainda estava na FAB, entre 2018 e 2019. Ela foi expulsa da Força ao ser condenada, por se tratar de uma sargento temporária.

Conforme as investigações mais recentes, ela convencia pessoas de seu círculo de amizades e aplicava o golpe envolvendo as supostas cartas de crédito para aquisição de veículos e imóveis. Os relatos das vítimas constam em pelo 39 ocorrências policiais. A ex-sargento supostamente teria o costume de dizer para as vítimas que trabalhava com venda de cartas de crédito e consórcios.

“Ela sempre afirmava para os amigos e até familiares realizarem as transferências, com a promessa de serem contempladas com os valores da carta, mas após a transferência dos valores, Tamyla não passava a carta de crédito prometida”, disse uma das vítimas ouvidas pela coluna “Na Mira”, que preferiu não se identificar.
Em um dos casos, a Tamyla simulou vender uma carta de crédito de R$ 350 mil para uma das amigas. A vítima chegou a desembolsar R$ 27 mil de ágio, “para garantir” a compra. No entanto, após os pagamentos via Pix, a ex-sargento inventava desculpas e jamais devolvia o dinheiro.

A coluna Na Mira apurou que os crimes praticados por Tamyla começaram ainda em 2018, quando ela servia a Aeronáutica, com apenas 21 anos. A ex-militar foi expulsa da Força após desviar recursos públicos. De acordo com o processo que tramitou na Justiça militar, durante o período de 1º de julho de 2018 a 31 de março de 2019, ela desviou R$ 82 mil de recursos pertencentes à União.

De acordo com a coluna e as apurações das autoridades, ela cometeu o crime no período em que esteve à frente da Secretaria de Alojamento. O dinheiro era proveniente de pagamentos de diárias de hospedagem efetuados em espécie. Tamyla se valeu da função de encarregada da secretaria do hotel e alojamento de trânsito do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo I (Cindacta I) para cometer os desvios.

 Metrópoles)

Santarém iluminada: Prefeitura implantará 122 luminárias no trecho duplicado da Rodovia Fernando Guilhon

 

Foi assinada nesta sexta-feira, 10, a Ordem de Serviço que autoriza o início da implantação de 122 luminárias de LED ao longo do trecho duplicado da Rodovia Fernando Guilhon, que se estende do perímetro da Rodovia Everaldo Martins (PA 457) até a entrada do Aeroporto Internacional Maestro Wilson da Fonseca. Além do prefeito Nélio Aguiar, participaram da solenidade, o secretário municipal de Urbanismo e Serviços Públicos, Jean Murilo Marques, o gerente da Equatorial Energia no Oeste do Pará, Gilliard Vaz, a representante da empresa SPE, terceirizada responsável pela instalação das luminárias e servidores públicos municipais.

Para o Chefe do Poder Executivo, além da segurança, a obra visa, ainda, bem-estar das populações que moram nas áreas adjacentes e vizinhas ao trecho da Rodovia.

"É iluminação não somente para quem vai e quem chega pelo aeroporto ou ao Centro de Convenções, mas, sobretudo, para melhorar a vida das famílias que moram na região de Pajuçara, Santa Maria, daquela região do Carapanari que necessitam ir e vir todos os dias, seja de carro, moto, bicicleta e até mesmo a pé. A rodovia ficou linda com a duplicação e agora com a iluminação vai ficar ainda melhor", disse Nélio Aguiar.

Para o início dos trabalhos, serão implantados 133 postes de concreto, 7 transformadores trifásicos e mais de 10.000 metros de cabos entre multiplexados e trifásicos. De acordo com o secretário municipal de Urbanismo e Serviços Públicos, a expectativa é que até a segunda quinzena de junho a obra seja entregue.

"Os trabalhos já começaram com os estudos e levantamento, agora as equipes já irão entrar em campo para o próximo passo que é a implantação dos postes e, posteriormente, a implantação da rede. Estamos trabalhando para que essa obra seja entregue na programação do aniversário de Santarém", informou.

Orçada em R$ 1,7 milhão, a implantação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado do Pará. A obra está sendo executada pela empresa SDE com apoio da Equatorial Energia.


Blog Pinga Fogo Tabloide/ via Agência Santarém