domingo, 31 de julho de 2022

CRIMINOSOS DEIXAM DOIS MORTOS E DOIS BALEADOS DURANTE ATAQUE EM MANAUS


Dois homens foram mortos e dois baleados durante um ataque, na tarde deste domingo (31), no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. As identidades das vítimas ainda não foram divulgadas.
Segundo informações repassadas a 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), criminosos em um carro modelo Strada chegaram atirando contra o grupo que estava próximo a um rip-rap.

A primeira vítima morreu na rua Beira Rio. Já o segundo tentou correr, mas foi executado na rua Paguana. Os outros dois baleados foram levados para o Platão Araújo.

O homem morto na rua Beira Rio fazia uso de tornozeleira eletrônica. A segunda vítima fatal havia deixado o presídio recentemente, segundo familiares.

Não há informações sobre o estado de saúde dos baleados. A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) investigará o caso.




IDOSO MORRE POR COMPLICAÇÕES DA DOENÇA DA URINA PRETA NO AMAZONAS


Laumei Soares, de 78 anos, morador de Itacoatiara, que estava internado com Doença da Urina Preta morreu nesse sábado (30), enquanto estava a caminho do Hospital João Lúcio, em Manaus.

O idoso, que já estava com os rins comprometidos por conta da doença, acabou sofrendo um infarto no trajeto. Ele e a esposa foram internados com sintomas da urina preta após consumirem um tambaqui pescado no Rio Madeira na última quinta-feira (28).

Na ocasião, duas crianças da família que consumiram o alimento junto com eles, também passaram mal. Elas foram medicadas e mandadas para casa, assim como a esposa de Laumei, que foi liberada alguns dias depois.

O idoso, porém, apresentava quadro de saúde muito grave, pois os rins já estavam falhando. Antes de ser transferido, Laumei ainda chegou a sofrer um infarto no Hospital José Mendes, em Itacoatiara.

Por isso, foi transferido para Manaus em uma UTI aérea, mas sofreu um segundo infarto no caminho e foi à óbito.  

sábado, 30 de julho de 2022

WILSON LIMA FORA DA CORRIDA ELEITORAL DE 2022

O Paraense Wilson Lima, que ocupar o cargo de governador no estado do Amazonas deixou muitos surpresos com o anuncio na noite desse sexta-feira, em uma discussão domestica saiu gritando no meio da noite que não seria candidato a NADA, os segurança do governador ficaram sem entender, e estão esperando uma oficialização do mesmo.

A unica certeza até o momento foi que tal briga domestica tomou uma proporção tão rápida que os opositores amanheceram, comentando que foi uma jogada de mestre, pois o governador tendo certeza da derrota teria usado a briga pra sair de cena.

Ou será mais uma briguinha pra fugir da mulher, e desculpas pra promover mais uma festinha particular. 

  
 

sexta-feira, 29 de julho de 2022

MINISTÉRIO DA SAÚDE CONFIRMA PRIMEIRA MORTE POR CONTA VARÍOLA DOS MACACOS NO BRASIL


O Ministério da Saúde confirma, nesta sexta-feira (29), a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. A vítima era de Uberlândia, em Minas Gerais. 

 No País, até agora, já são 1.066 casos confirmados da doença. A maioria dos registros é de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Diante do aumento de casos de varíola dos macacos no Brasil, o ministério criou o Centro de Operação de Emergências (COE), que começa a funcionar nesta sexta-feira (29). O objetivo da iniciativa é acompanhar a situação epidemiológica e elaborar um plano de vacinação contra a doença no País.

Em Pernambuco, foram notificados 19 casos: sete confirmados, um descartado e 11 ainda em investigação.

Os sete pacientes que tiveram confirmação laboratorial para o vírus em Pernambuco são de pessoas residentes nos municípios do Recife (3) e de Jaboatão dos Guararapes (2), além de dois casos de outros Estados, Rio de Janeiro (1) e São Paulo (1). As faixas etárias são: 20 a 29 (3), 30 a 39 (1) e 40 a 49 (3). Todos são do sexo masculino.

Já os 11 casos que estão em investigação são de pessoas residentes nos municípios do Recife (6), Paulista (2), Petrolina (1), Abreu e Lima (1) e Timbaúba (1). As faixas etárias são: 20 a 29 (7), 30 a 39 (3) e 40 a 49 (1), sendo 9 do sexo masculino e 2 do sexo feminino.

"Mesmo com as confirmações, até o momento, não há evidências de que Pernambuco registre a transmissão local de monkeypox", diz, em nota, a SES. Nenhum dos pacientes está internado. Todos estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pelas equipes de vigilância epidemiológica municipais. "As amostras coletadas estão sendo encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz/RJ, referência para o diagnóstico da Monkeypox, e para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE)", acrescenta. 

OMS: surto de monkeypox vira emergência de saúde pública de importância internacional

Com mais de 16 mil casos notificados em 75 países desde o início de maio deste ano, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou, no último dia 23 de julho, que o atual surto de monkeypox (varíola dos macacos) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).

"Temos um surto que se espalhou rapidamente pelo mundo, por meio de novos modos de transmissão, sobre os quais entendemos muito pouco e que atendem aos critérios do Regulamento Sanitário Internacional", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus.

"A avaliação da OMS é que o risco de varíola dos macacos é moderado em todas as regiões do mundo, a exceção da Europeia, onde avaliamos o risco como alto", informou o diretor-geral. Ele acrescentou que "há também um risco claro de maior disseminação internacional, embora o risco de interferência no tráfego internacional permaneça baixo no momento". 

CELSA BRITO: CONHEÇA MAIS DA PRÉ-CANDIDATA A DEPUTADA ESTADUAL QUE MAIS CRESCE NAS PESQUISAS

 


O primeiro turno das eleições no Brasil ocorre em 2 de outubro de 2022, um domingo. Faltando pouco mais de dois meses para o dia da votação que elegerá o presidente da República, os governadores de estado, deputados estaduais, federais e senadores, um nome vem disparando nas pesquisas e conquistando o coração dos eleitores de Santarém e Região. 

*Celsa Brito, a primeira dama do município de Santarém, vem pleiteando uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Aplaudida e bem avaliada por onde passa, a ex-secretária de trabalho e assistência social tem em seu currículo grandes feitos e inúmeras conquistas para o município, nos pouco mais de cinco anos em que ficou à frente da pasta. Não só por vencer a pandemia e  colocar o acolhimento dos indígenas Warao no topo do ranking de assistência no país, mas por sua personalidade firme, corajosa e determinada. 

*Mostrando a força da mulher paraense, Celsa desponta, colocando seu nome a prova de novos desafios, a fim de ajudar na construção de um Pará mais desenvolvido. 

*Celsa tem nas mãos a oportunidade de levar à Alepa a voz dos paraenses, em especial aqueles que moram na Calha Norte e no Oeste do Pará, buscando melhorias e qualidade de vida a quem ela acompanhou de perto em diversos momentos de dificuldade, quando esteve à frente da Semtras.  

*Filha, irmã, mãe, esposa, profissional, Celsa traz a humildade e o serviço e se coloca à disposição dos que buscam um novo caminho para a Política do Estado. 

*Sobre Celsa: Filha do comerciante Vicente Brito e da dona de Casa Maria Brito, Celsa é a mais nova das quatro irmãs e a protetora do irmão mais novo. Nascida em Santarém, iniciou sua vida escolar no colégio Santa Inês, passando pelo Dom Amando e concluindo o ensino médio em Belém, no Colégio Ideal. Como a época não tinha universidades em Santarém, em Belém Celsa formou contabilidade, função que desenvolveu até meados dos anos 2000. 

*Em 1993, casou-se com Nélio Aguiar, com quem teve dois filhos, Henrique e Gisele, e com quem pode dividir a vida, os desafios e o amor pela política. 

*Após as eleições de 2016, o então Prefeito Nélio, sugeriu que ela administrasse a Secretaria de Trabalho e Assistência Social, e assim o fez por 5 anos e 3 meses, onde conseguiu destaque no estado e no país, por meio de sua gestão, através de ações que garantiram segurança, qualidade de vida e dignidade a todos os santarenos. 

*Católica, devota de Nossa Senhora da Conceição, Celsa disputa agora uma das 41 vagas da Alepa, tendo nas mãos a esperança de representatividade e força da população do Oeste do Estado.

Amazonino tem menos problemas e corre mais que adversários

 


Menos de 70 dias separam o eleitor das urnas, mas a grande maioria dos partidos vem empurrando as convenções (que definirão os candidatos) para a data limite: 5 de agosto. Parece que ninguém tem pressa  ou teme o crescente antagonismo politico que pode conduzir a rupturas não desejadas, mas previsíveis.

O que muitos se perguntam é se teremos eleições. Não seria uma pergunta coerente se os ânimos não estivessem tão exaltados e se os ataques à democracia não fossem cada vez mais frequentes.

Mas pela primeira vez o eleitor não parece interessado em eleição, especialmente no Amazonas.

Nem mesmo os  candidatos ao governo conseguiram montar chapas, definir vices, contornar interesses dos partidos que compõem as alianças. É o caso do governador Wilson Lima, candidato à reeleição, dividido entre o poder do presidente Bolsonaro e de seus interlocutores e o prefeito David Almeida.

A indicação do candidato a vice está no centro dessa disputa que fatalmente rachará o grupo do governador.

Já o senador Eduardo Braga, que conta com o apoio do presidente Lula, ainda não se comporta como eventual candidato. Não esquentou os motores. Nem parece o homem determinado de outras eleições. O que o segura, não se sabe.

Quem surfa praticamente sozinho  é o ex-governador Amazonino Mendes, que acelera mesmo antes das convenções e parece a uma volta de distância dos seus dois eventuais adversários.

As chances de romper a linha de chegada  e vencer a corrida é tão real que falar apenas em prognóstico é não perceber as falhas dos motores dos dois pilotos que vêm atrás.


quinta-feira, 28 de julho de 2022

Onça Preta ataca e mata criança de 10 anos em Brasil Novo e foi morta por moradores

 

Era por volta das 08h00 da noite desta Quarta-feira (27/07/2022), quando a Guarnição da Polícia Militar de Brasil Novo, foram acionados via telefone por um Cidadão informando sobre a morte de uma Criança de 10 anos ocorrida na vicinal da 23 a cerca de 72 km do centro da Cidade de Brasil Novo.
De acordo com as informações, a criança identificada como "Dierlison Paiva Lima" de apenas 10 anos, foi atacado e morto por uma onça na comunidade onde a família mora, zona Rural de Brasil Novo. A criança como já tinha o costume, teria saído à tarde para pescar em uma represa perto da casa da família e não retornou. 
Ao chegar do trabalho, o agricultor conhecido como "Pelé" percebeu que o filho não tinha voltado. Com a ajuda de vizinhos, familiares da vítima passaram a realizar buscas e avistaram rastros de sangue, roupas  rasgadas, partes da cabeça da criança e o rastro da onça. Logo após, o corpo de "Dierlison", foi encontrado pelo pai  sem a parte grande da cabeça, onde a onça já havia arrastado o corpo do menino para uma parte bem distante do local para dentro da mata. O pai da criança juntou cada pedacinho do filho que estava jogado, levou cada pedacinho em uma Sacolinha casa e deu banho e depois colocou uma roupa limpa.
A Polícia Militar depois de tomar conhecimento do triste fato, comunicou a Polícia Civil de Brasil Novo que acionou a equipe do Instituto Médico Legal de Altamira é seguiram até a localidade rural com o apoio da Polícia Militar. Ao chegar na localidade, foi realizada a perícia do local e em seguida a remoção do corpo da vítima que foi encaminhado até o centro de perícia para os procedimentos cabíveis. Na manhã desta Quinta-feira (28), a Onça foi morta pelos moradores da localidade. Segundo informações o animal teria retornado até o local onde havia deixado o corpo da criança quando foi acuada pelos cachorros. A onça preta antes de ser morta ainda matou dois cachorros e feridos outros animais.


Fonte: Repórter Cinematográfico Carlos Calaça e Polícia Militar de Brasil Novo.

PTB IRÁ OFICIALIZAR EM CONVENÇÃO O NOME DE MÁRCIO MIRANDA CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL


O PTB irá oficializa a candidatura a uma vaga na câmara federal, o nome do médico e ex-deputado estadual Marcio Miranda, anuncio será feito na convenção estadual do partido que acontecerá nessa terça-feira (02) de agosto Na próxima terça-feira (2), acontecerá a convenção estadual, às 16:00 horas, no Via Show, antiga casa de show Metrópole, na Augusto Montenegro, na capital do estado Belém. 

Márcio Miranda vem de uma carreira política onde sempre onde sempre ganhou destaque por fazer uma política do dialogo, sempre preservando os bons princípios em discutir em coletivo as soluções onde sempre visa o bem estar de todos (a), respeitando as opiniões com sempre trabalhou durante sua atuação ao longo dos seus três mandatos como presidente da Assembleia Legislativa do Pará, cargo o qual até hoje é lembrado como melhor gestão a história da casa e leis do estado do Pará.

MM como é carinhosamente chamado no estado, é um dos melhores nomes apresentados a corrida eleitora de 2022, pois seu nome é bem cotado a vários cenários políticos, frutos de uma boa governança ao logo de sua trajetória, e é esperando como uma vaga garantida ao pleito federal, sua pré campanha está sendo o termômetro de como será sua votação através do carinho de como vem sendo recebido e suas visitas por todo o estado do Pará.


Texto: Clemison S.Lopes

 

PF faz busca e apreensão contra suspeitos de guardar cenas de abuso e exploração sexual infantil no Pará

A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão pela operação "Suindara", deflagrada na manhã desta quarta-feira (27) em Vigia, no nordeste do Pará. Os agentes investigam pessoas que estariam guardando fotos e vídeos com cenas de abuso e exploração sexual infantil. Até então, não houve prisão. A PF informou que, se confirmada a hipótese criminal, os alvos da operação poderão responder pelos crimes de aquisição e armazenamento de conteúdo pornográfico infantil. A pena para este tipo de crime é de até quatro anos de prisão.

Ainda segundo a PF, a investigação contou com avançadas ferramentas tecnológicas, com vários meios de obtenção de provas, para rastrear a atuação dos suspeitos na rede e a identificação. Os equipamentos apreendidos estão sendo encaminhados para exames periciais para coleta de provas digitais, armazenadas nos equipamentos eletrônicos. As investigações seguem em andamento, de acordo com a PF. O nome da operação remete à coruja suindara, uma ave de rapina noturna que possui alto nível de adaptação para se adequar ao estilo de vida.

Ações no Pará: Em 2022, a Polícia Federal do Pará, com o apoio técnico do Serviço de Repressão aos Crimes de Ódio e à Pornografia Infantil (SERCOPI), cumpriu 18 mandados de busca e apreensão e prendeu seis pessoas por crimes relacionados ao abuso sexual infantil. A polícia ressaltou a importância da participação da sociedade ao denunciar qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes.

Fonte:  g1 Pará

sábado, 23 de julho de 2022

MAIS DETALHES DO ACIDENTE COM ÔNIBUS DA EMPRESA OURO E PRATA QUE CAPOTOU NA BR-163


Um acidente envolvendo um ônibus da empresa Ouro e Prata, que ocorreu no começo da madrugada deste sábado, 23, no quilômetro 45, da rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163), às proximidades do município de Belterra, no oeste do Pará, resultou em mais de 10 passageiros feridos.  

Desde a madrugada de hoje, ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do 4° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) trabalham no resgate das vítimas.  

 

Segundo o Samu, alguns passageiros com ferimentos leves foram levados para o Hospital Municipal de Mojuí dos Campos, enquanto que 9 vítimas graves foram conduzidas para o Pronto Socorro Municipal de Santarém (PSM).


 
Uma 'operação de guerra' foi  montada no setor de trauma do PSM de Santarém para atender as vítimas do acidente 

 

Ainda, de acordo com o Samu, entre as vítimas, um passageiro teve o braço amputado durante o acidente. 
Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e investigadores da Superintendência de Polícia Civil do Baixo Amazonas estão no local, apurando as causas do acidente. 
 
Ao Samu, o motorista do ônibus revelou que perdeu o controle da direção quando tentou desviar de um buraco na BR-163, tombando o veículo. 
 
O Samu informou que não houve vítimas fatais. 
 
Passageiros informaram a funcionários do PSM que o ônibus saiu de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com destino à Santarém.

 

Por: Manoel Cardoso  

Fonte: Portal Santarém 

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Suspeitos de matar Dom Phillips e Bruno Pereira chegam em Manaus neste sábado

Oseney da Costa de Oliveira, o "Dos Santos", e Jeferson da Silva Lima, o "Pelado da Dinha", suspeitos de matar Dom Phillips e Bruno Pereira no Vale do Javari, serão transferidos para Manaus neste sábado (23). 

De acordo com a Polícia Federal (PF), Oseney e Jerferson devem chegar às 13h30 à capital. Os outros dois suspeitos, Amarildo Oliveira, conhecido como "Pelado", e Ruben Dario da Silva, conhecido como "Colômbia", foram transferidos para Manaus no último dia 8. 

Pelado da Dinha, Dos Santos e Pelado foram presos em Atalaia do Norte após confessarem suas participações nas mortes de Dom e Bruno, que aconteceu no dia 5 de junho no Vale do Javari. Já 'Colômbia' foi preso em Tabatinga por uso de documento falso. Ele negou que seria o mandante dos homicídios.

SUPLENTE DE VEREADOR TOMA POSSE EM MOJUÍ DOS CAMPOS

 Na manhã desta sexta-feira, 22 de julho, Jailson Barbosa de Mesquita, conhecido como Jailson do Moju, do Republicanos, até então suplente do vereador Zuveide Silva Bezerra, conhecido como "Cavaquinho do Rio Moju", tomou posse como vereador titular na Câmara Municipal de Mojuí dos Campos.

O novo vereador empossado inicia seus trabalhos na próxima Sessão Ordinária. Ele assumiu a vaga do vereador Cavaquinho, que pediu licença do Legislativo para ocupar o cargo de Secretário Municipal de Agricultura, cargo até então ocupado por Jailson.

O FRACASSO DO GOVERNADOR WILSON LIMA FAZ APARECER 6 SEIS PRÉ-CANDIDATURAS NO AMAZONAS ATÉ O MOMENTO


Com a possibilidade de vitoria demolidora sob o atual governador Wilson Lima, o estado do Amazonas apresentou seis pré-candidaturas que podem se reduzir a uma polarização entre três nomes. Entre os possíveis elegíveis, consta apenas uma mulher, até o momento. Os políticos têm investido em divulgação nas redes sociais. Acredita-se que o objetivo seja atrair eleitorado para a convenção partidária. A primeira convenção acontece no dia 30 de julho, pelo Solidariedade.


Determinado pela Resolução 23.609 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o período para as convenções acontecerem é a partir desta quarta-feira (20) até o dia 5 de agosto.

Entre os políticos que já lançaram as pré-candidaturas estão a ex-juíza Carol Braz (PDT); o atual governador Wilson Lima (União Brasil); os ex-governadores Amazonino Mendes (Cidadania) e Eduardo Braga (MDB); o deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade); e o ex-deputado federal Henrique Oliveira (Podemos).

No PSOL, uma disputa interna tem dificultado a divulgação do nome escolhido para a disputa, mas o advogado Marcelo Amil é o mais contado. O nome escolhido será decidido na convenção do partido, ainda sem data definida.

Amazonino Mendes é o pré-candidato de mais idade, com 82 anos. Ele tem se dedicado na divulgação por meio das redes sociais, mas como contraiu Covid-19, nos últimos dias, a frequência de postagens diminuiu. Amazonino é apoiado pelo PSDB, que vai apostar no ex-prefeito Arthur Virgílio Neto para o Senado Federal.

O senador Eduardo Braga publicou, nesta quarta-feira (20), um vídeo do ex-presidente e pré-candidato à presidência Luis Inácio Lula da Silva (PT). No vídeo, Lula declara apoio à candidatura de Braga e defende a Zona Franca de Manaus (ZFM).

O atual governador Wilson Lima é quem possui o maior número de apoio de partidos. Além do União Brasil, Lima conta com o reforço do PL, Avante, Republicanos e Progressistas. Wilson Lima está no primeiro mandado como governador e disputará a reeleição.

Carol Braz é novata entre os concorrentes na disputa. A ex-juíza é a única mulher na disputa do Executivo estadual. Braz enfrentará políticos com longa experiência em campanhas eleitorais.

Ricardo Nicolau tem cinco mandatos como deputado estadual e está há 20 anos na Assembleia Legislativa do Amazonas.

Henrique Oliveira, além de deputado federal, foi vice-governador no governo de José Melo. Em 2017, foi cassado pelo TSE por compra de votos.

Segundo dados informados pelo TSE, os pré-candidatos vão disputar votos de 2.647.748 eleitores aptos a votar.

PRESO FOGE DURANTE AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA PARA SE DESPEDIR DA NAMORADA


Um preso fugiu nessa quinta-feira  (21), enquanto participava de uma audiência de  custódia no Fórum de Parintins, no interior do Amazonas.

Na ocasião, o homem disse que acreditava que ia ficar preso permanentemente e precisava se despedir da namorada.

Durante a fuga ele roubou uma motocicleta e seguiu para a casa da mulher, mas foi perseguido e capturado na frente da residência.

Ao ser reconduzido ao fórum, ele afirmava que tinha fugido "por amor".


quinta-feira, 21 de julho de 2022

MARIDO É FLAGRADO ASSISTINDO MULHERES DANÇANDO NO TIK TOK E É MORTO A FACADAS POR ESPOSA


Joarez Gonçalves Almeida, de 38 anos, foi morto a facadas após ser flagrado pela esposa, Luciane Ripka de Marafigo, assistindo vídeos de mulheres dançando no TikTok.  O crime ocorreu em Contenda, na região Metropolitana de Curitiba (PR), no último dia 12 de julho.

Segundo o site DOL, Luciane pediu várias vezes para que Joarez não assistisse vídeos das mulheres dançando nas redes sociais, mas ele ignorava os pedidos. Enquanto estava no sofá, a mulher se aproximou com uma faca e perfurou o esposo no peito, atingindo o coração. 

Quando os policiais chegaram na casa, a mulher estava sentada no chão, enrolada em um cobertor e bebendo ao lado do corpo.

PT oficializa candidatura de Lula à Presidência da República


Mesmo sem a presença de Lula, o PT e a federação partidária Brasil da Esperança – formada por PT, PC do B e PV – oficializaram, nesta quinta-feira (21), a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (SP) ao Palácio do Planalto, em São Paulo. O petista está em viagem a Pernambuco.

Esta é sexta vez que Lula vai disputar a presidência do país. Membros da Executiva Nacional da legenda participaram do encontro a portas fechadas. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, permitiu a entrada da imprensa e anunciou oficialmente a candidatura de Lula e Alckmin.

"A primeira deliberação homologada é a indicação da candidatura à presidência de Luís Inácio Lula da Silva à presidência e de vice-presidência de Geraldo Alckmin. A segunda deliberação é a de coligação de PSOL Rede, PV e Solidariedade. A terceira é o número do candidato à presidência da República. Número 13, Lula", afirmou, sob aplausos.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos têm até 5 de agosto para realizar convenções. Após o encontro, os partidos têm até 15 de agosto para registrar a candidatura no tribunal – último passo para a oficialização do candidato.

Prefeito de Jutaí é afastado do cargo após operação da PF contra garimpo ilegal

 


O prefeito de Jutaí, Pedro Macário Barbosa, do PDT, foi afastado do cargo após ser alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga uma organização criminosa de garimpo ilegal no Alto Solimões nessa segunda-feira (20).

Segundo as investigações, o prefeito é suspeito de chefiar o esquema e cobrar propina para permitir informalmente que os garimpeiros explorassem a área na ilegalidade.

Os pagamentos eram feitos a ele em ouro e também em dinheiro em espécie. Durante a operação, a irmã do prefeito, que não teve o nome revelado, foi presa por ser presa com uma porção de ouro.

Pedro já foi preso em novembro de 2021, ao ser flagrado com outro ilegal também. Na época, ele tentava embarcar de Tefé para Manaus. A assessoria de Pedro Macário confirmou o afastamento e adiantou que o prefeito deve recorrer da decisão.  

AO BARRAR SHOWS NO AMAZONAS, JUDICIÁRIA CONTRARIA O INTERESSE PÚBLICO

 

A contratação de cantores que abrilhantariam eventos regionais no Amazonas tem sofrido uma constante interferência do Ministério Público e do Poder Judiciário, como  se o valor  de um talento pudesse ser tabelado ou mensurado. Afinal, o critério utilizado para o "impedimento legal” não visa, como afirmam as ações acolhidas pela justiça, o interesse público, porque o interesse coletivo no caso é o lazer, também um direito fundamental que vem sendo negado ás populações dos municípios.

Ao impedir esses eventos, o Judiciário se imiscui em ato discricionário do administrador.

O argumento de que os recursos destinados ao pagamento de uma banda, como a de Terry Produções Artisticas, serviriam para o atendimento de serviços essenciais, não convence. São meras palavras que se assemelham as narrativas de políticos demagogos.

Se os serviços essenciais não estão sendo atendidos, também não seria a hipótese da adoção de um levantamento administrativo, mediante procedimento próprio para apurar a responsabilidade de prefeitos e promover ações cíveis próprias para se combater as omissões municipais?.

Mas ao impedirem a realização de shows ou contratações de cantores que caem no gosto popular, promotores e juízes atacam exatamente o que defendem: o interesse público. Porque no interior do  Amazonas qualquer festejo, qualquer atividade cultural resulta em movimentar a economia. No final, todos ganham. Reside aí o interesse público. 

Nem só de trabalhos vivem as pessoas. Se há serviços essenciais a serem realizados, e são muitos, porque não se trabalhar preventivamente ao invés de tomar atitudes repressivas que tem como alvo a cultura, e que são paliativas e não combaterão o mal maior: a corrupção.

No Amazonas há uma orientação da Corregedoria do Ministério Público que recomenda aos Promotores esse tipo de ação. Mas esses agentes têm independência funcional, e também podem apresentar suas reflexões á Administração para que o mal seja cortado pela raiz, com tomadas de medidas a nível governamental, a começar pela fiscalização dos recursos que entram e saem dos cofres dos  municípios. Por que não pensar nisso?
É bom pensar.

quarta-feira, 20 de julho de 2022

PF deflagra operação contra garimpeiros ilegais em Jutaí no Amazonas


A Polícia Federal no Amazonas deflagrou, nesta quarta-feira (20), a Operação Uiara III, que mira uma organização criminosa que atua com garimpo ilegal, e tem praticado vários crimes ambientais na cidade de Jutaí e em outros municípios do Amazonas.

Segundo a PF, só nas primeiras horas da manhã, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e 10 medidas cautelares, dentre elas as de afastamento de funções públicas e acesso à prefeitura de Jutaí, além da cassação de autorizações de garimpos de minério ilegal.

As penas, somadas para os alvos podem ultrapassar a 20 anos de prisão. A operação contou com a participação de policiais federais do Amazonas e do COT (Comando de Operações Táticas).

Na Operação Uiara 1, realizada na região de Autazes e Nova Olinda do Norte foram destruídas 131 balsas, sendo três pessoas presas com 150 gramas de ouro extraído ilegalmente da calha do Rio Madeira.

Na segunda fase da ação, garimpeiros ilegais foram retirados da região de Borba e foram destruídas 34 balsas.

A SR/PF/AM esclarece que atualmente toda a atividade de lavra de minério na região é ilegal e que as ações para a retirada de garimpeiros continuarão a ser realizadas, assim como serão estendidas no decorrer do ano a outras regiões do Amazonas.

PRAZO PARA CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS VAI DE 20 DE JULHO A 5 DE AGOSTO

O prazo para que os partidos políticos e federações façam convenções para a escolha dos candidatos que irão concorrer ao pleito de outubro deste ano começa nesta quarta (20) e irá até o próximo dia 5 de agosto. Os cargos para as eleições deste ano são: presidente e vice-presidente da República; governador e vice-governador; senador; deputado federal; deputado estadual e deputado distrital. 

Transcrição
A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA, OS PARTIDOS POLÍTICOS PODEM PROMOVER CONVENÇÕES PARA A ESCOLHA DE CANDIDATOS QUE DISPUTARÃO AS ELEIÇÕES DESTE ANO
  TAMBÉM DEVEM SER DECIDIDAS AS FORMAÇÕES DE COLIGAÇÕES. A REPORTAGEM É DE REGINA PINHEIRO
  O prazo para que os partidos políticos e federações realizem suas convenções para decidir sobre coligações e os candidatos que vão concorrer em outubro deste ano vai de 20 de julho a 5 de agosto.  A convenção poderá ser feita de forma presencial, virtual ou híbrida. Nela, serão selecionados os candidatos e candidatas para concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente da República; governador e vice-governador; senador e suplentes; deputado federal; deputado estadual e deputado distrital no caso do DF. Para se candidatar a esses cargos, é preciso atender a pré-requisitos, como nacionalidade brasileira; pleno exercício dos direitos políticos; alistamento eleitoral; domicílio eleitoral na circunscrição e idade mínima. No caso de presidente, vice-presidente da República e senador a idade mínima é de 35 anos; 30 anos para governador e vice-governador e 21 anos para Deputado Federal, Estadual ou Distrital. Não são permitidas candidaturas avulsas, aquelas sem filiação partidária ou sem escolha em convenção. Quanto à decisão sobre as coligações, os partidos políticos e as federações só poderão celebrá-las para eleições majoritárias, ou seja: para a disputa nas chapas para os cargos de presidente da República, governador e senador. Depois da escolha dos candidatos nas convenções, os partidos poderão pedir o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral.Ao destacar a importância das eleições, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que a expressão mais pura da vontade popular ocorre por meio do voto:
  Nós temos, Senado e TSE, um objetivo comum: de dar toda a transparência, lisura, clareza no processo eleitoral deste ano. As eleições são de fato um dos temas mais importantes da vida nacional, é muito importante que elas aconteçam dentro da normalidade. A expressão mais pura da vontade popular se dá através do voto e o Brasil tem instrumentos para poder garantir que esse voto seja livre e que possa transcorrer as eleições dentro dessa normalidade, há mecanismos para isso, hoje.
  O primeiro turno das eleições está marcado para o próximo dia 2 de outubro. Se houver segundo turno, ele deve acontecer no dia 30 de outubro.

DIRETOR DA CAIXA É ENCONTRADO MORTO NA SEDE DO BANCO EM BRASÍLIA


Sérgio Ricardo Faustino Batista, 54 anos, diretor de Controles Internos e Integridade da Caixa Econômica Federal, foi achado morto dentro da sede do banco, em Brasília, na noite dessa terça-feira (19).

O corpo do diretor foi achado por vigilantes que faziam a ronda no local. A Polícia Civil investiga o caso, mas afirma que inicialmente a suspeita é que Sérgio tenha tirado a própria vida.

O diretor era funcionário da Caixa há 32 anos e havia assumido o cargo de diretor de controle há pouco mais de 3 meses.

Durante a carreira, Sérgio ocupou diversos cargos e chegou a ser assessor do ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que caiu após denúncias de assédio sexual contra funcionárias.