sábado, 30 de abril de 2022

AMIGO DEGOLA CASEIRO COM GOLPES DE FACA EM ZONA RURAL DE RURÓPOLIS

 


O caseiro Odenilson Corrêa, 45 anos, foi atingido por mais de cinco facadas nas costas e foi degolado. A conclusão é do laudo necroscópico da Polícia Científica do Pará (PCP). A vítima foi morta no último domingo,24, na Vila Travessão dos Baianos, localizada a 20 km da sede de Rurópolis, no sudoeste do Pará.


De acordo com o delegado, Ariosnaldo Filho, da delegacia de Rurópolis, essa informação agrava a situação do crime. “Torna-se homicídio qualificado em razão da falta de chance de defesa da vítima”, informou. O suspeito, Marlon Souza, amigo da vítima, foi preso no mesmo dia do crime após diligências da polícia e assumiu a autoria da morte do amigo.

O “amigo da onça” alegou que estava bebendo com a vítima em um bar e que, na sequência, seguiu para a casa da Odenilson, onde continuaram bebendo. Segundo Marlon, já havia uma rixa entre os dois e houve um desentendimento entre eles, que culminou com o crime.

Depois de matar Odenilson, Marlon Souza teria ido até a casa do patrão e contado o que aconteceu. Segundo apurações da polícia, ele teria recebido apoio do patrão para fugir do local do crime.
No mesmo dia do crime, uma motocicleta que teria sido usada na tentativa de fuga, pertencente ao patrão de Marlon, foi apreendida em uma residência no centro comercial da cidade com vestígios de sangue. Na ocasião, o dono alegou que o material era de um porco que ele tinha matado e transportado no veículo.

Sem saber que ele havia dado apoio na fuga de Marlon, conforme a polícia apurou mais tarde, a motocicleta foi apreendida para averiguação.


Com informações do Debate de Carajás.

Família reconhece corpos encontrados em terra indígena como sendo de caçadores

 


Familiares dos três caçadores desaparecidos desde o último domingo, 24, após entrarem em uma reserva indigena, em Novo Repartimento, reconheceram os três corpos encontrados na manhã deste sábado como sendo dos desaparecidos.  

Os corpos encontrados, já em estado de decomposição, foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Marabá, e só terão as identidades confirmadas após a perícia. 

No entanto, familiares de Cosmo Ribeiro de Sousa, José Luís da Silva Teixeira e Wilian Santos Câmara, afirmam que as roupas usadas pelas vítimas seriam as mesmas usadas pelos três caçadores quando desapareceram. 

- Corpos encontrados podem ser de caçadores desaparecidos; polícia segue investigando o caso

- Polícia Federal faz buscas por caçadores desaparecidos após entrarem em reserva indígena no Pará

O material genético dos familiares foram recolhidos para comparação e o resultado do DNA deve sair nos próximos dias. Os corpos encontrados na manhã de hoje ainda aguardavam liberação até o fim da tarde deste sábado e serão velados neste domingo, 1, na Câmara Municipal de Novo Repartimento. Autoridades seguem investigando o caso.

sexta-feira, 29 de abril de 2022

EX-PRESIDIÁRIO É MORTO A TIROS EM ITAITUBA, PA

 

A polícia de Itaituba está investigando um crime de homicídio que aconteceu na madrugada desta quinta-feira, 28/04/22, por volta das 04hs00, em um Bar, localizado na 4ª Rua do Bairro Jardim das Araras nas proximidades de uma faculdade, em Itaituba no sudoeste do estado. Segundo uma testemunha, a vítima estava no estabelecimento, quando um homem chegou de moto ao local, desceu e efetuou cerca de 06 disparos, atingindo cabeça e abdome da vítima, que morreu na hora. A vítima já tinha passagem pela polícia por tráfico de droga e assalto. Uma das hipóteses é de crime de execução por acerto de conta.

Veja o que se sabe sobre os eletricistas da Equatorial desaparecidos a mais de 15 dias no Pará

 


Nesta sexta-feira, 29, se completam 16 dias desde que os eletricistas Gutemar Pereira e Jaime Moura, desapareceram no dia 13 de abril. A dupla atua na empresa Dínamo, e estavam a serviço da Equatorial Energia, nas proximidades do município de Bannach, na região sul do Pará. Desde o desaparecimento da dupla, diversas especulações foram feitas.

Confira o que se sabe sobre o caso:

A Fake News

Mensagens chegaram a ser compartilhadas nas redes sociais, informando que as vítimas teriam sido encontradas mortas em uma fazenda. No entanto, a Equatorial e a Polícia Civil comunicou que se tratava de uma informação falsa.

Possível Abordagem 

De acordo com informações da Polícia Civil, há indícios de que os fiscais poderiam ter feito uma abordagem em uma propriedade com ocorrência de ligação clandestina e em seguida a ação, teriam ficado incomunicáveis.

Marcas de bala

Na sexta-feira, 15, a viatura em que os eletricistas Gutemar Pereira e Jaime Moura foi encontrada na estrada que liga a BR-155 à cidade de Bannach, mais conhecida como estrada do Creone. Segundo informações, no veículo existem perfurações a bala e também manchas de sangue. 

Buscas suspensas 

As buscas pelos eletricistas desaparecidos foram suspensas na última quinta-feira, 21 de abril, após vários dias nos municípios de Bannach e Rio Maria, região sudeste do Pará, a Polícia Civil segue investigando o caso. 

Por meio de nota, a Polícia Civil do Pará, informou que apura o caso e  que continua realizando diligências para apurar o caso. Equipes da Superintendência Regional do Alto Xingu e da Divisão de Homicídios seguem realizando, diariamente, o trabalho de investigação do caso.

Informações que auxiliem nas investigações podem ser repassadas pelo disque-denúncia, número 181. O sigilo é garantido.

VEJA MAIS+

Fiscais da Equatorial seguem desaparecidos após 10 dias; polícia realiza buscas

Eletricistas seguem desaparecidos após seis dias no sul do Pará

Polícia segue buscas por fiscais desaparecidos da Equatorial no Pará

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Prefeitura de Santarém declara situação de emergência em áreas afetadas por inundação

 


Foi publicado nesta quarta-feira (27) pela Prefeitura de Santarém, oeste do Pará, decreto que declara situação de emergência nas áreas do município afetadas por inundação provocadas pela ação das fortes chuvas com registros de desastres naturais.

O decreto leva em consideração levantamento realizado pela Defesa Civil Municipal que apontou que na área de várzea, distrito de Alter do Chão e comunidade de Ponta de Pedras, várias comunidades ribeirinhas foram atingidas, com aproximadamente 3.624 famílias diretamente afetadas, que juntas somam 18.120 pessoas.
Ainda de acordo com o levantamento, 21% do total de famílias afetadas pelas inundações encontram-se desalojadas, e outras famílias com assoalhos de residência próximos ao nível do rio.

Nas comunidades ribeirinhas afetadas pelas inundações, também são registrados prejuízos de ordem econômica e material, que têm ocasionando a escassez de alimento, água potável e a inviabilidade do cultivo de hortaliças e de criação de animais domésticos para subsistência.
Passarelas de madeira instaladas no centro comercial de Santarém devido à inundação — Foto: Divulgação/Agência Santarém

O decreto também se baseia na inundação registrada na zona urbana de Santarém, uma vez que o centro comercial da cidade encontra-se parcialmente inundado e o comércio temporariamente prejudicado. A secretaria municipal de Infraestrutura (Seminfra) precisou construir e instalar passarelas nos cruzamentos de ruas do centro para auxiliar o trânsito de pedestres e o fluxo das atividades comerciais.

Com prazo de vigência de 90 dias, podendo ser prorrogado até completar o prazo máximo de 180 dias, o decreto autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de respostas ao desastre, bem como realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Defesa Civil.


Fonte: G1 Santarém 

*NÃO ESCAPOU *'BEN 10' É FUZILADO DENTRO DE MERCADINHO NO INTERIOR DO PARÁ


Um homem identificado como Robson Rocha Printes, mais conhecido como “Ben 10”, foi perseguido e morto por dois criminosos dentro de um mercadinho, localizado no bairro Fonte Boa, em Castanhal, no nordeste do Pará, nesta quarta-feira, 27.

Segundo informações, a dupla de assassinos, que estava em uma motocicleta, perseguiu Robson Printes, que entrou no comércio para tentar se livrar da morte. No entanto, os criminosos entraram no estabelecimento e o mataram com oito tiros, na frente dos clientes que estavam no local.

Ao ser alvejado, “Ben 10” caiu e morreu entre as prateleiras do mercadinho. Em seguida, a dupla que estava de capacete fugiu.

A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento da área. De acordo com a PM, tudo aponta para crime de vingança ou acerto de conta entre criminosos. Robson Printes já teria várias passagens pela polícia.

As motivações do crime ainda são desconhecidas. A Polícia Civil investiga o caso.

Com informações do portal Native News

PREFEITO DE JACAREACANGA VALDO DO POSTO É RECEBIDO PELO PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL ARTHUR LIRA


Cumprindo agenda oficial em Brasília, acompanhado do deputado federal Celso Sabino, o Prefeito do município de Jacareacanga Valdo do Posto foi recebido pelo Presidente da Câmara dos Deputados Federal, deputado Arthur Lira (PP), e como não poderia perder a oportunidade que ser recebido pelo presidente do poder legislativo federal de onde são tomada todas as decisões do país, sempre preparado o prefeito Valdo apresentou as demandas do município de Jacareacanga que precisam de uma atenção especial por parte do parlamento federal, onde prontamente foi atendido por Arthur Lira, onde as urgências das demandas está o programa Titula Brasil,  que prevê a capacitação de equipes das prefeituras para que tenham acesso aos sistemas de regularização fundiária, de forma que a instrução inicial seja feita no próprio município – incluindo o recolhimento de documentação, um grande salto para o município de Jacareacanga.

Outra pauta discutida com presidente foi a conservação e manutenção estrada Transamazônica BR 230 os trechos que interligam o município de Jacareacanga os municípios de Itaituba e Apuí, o prefeito apresentou um relatório preliminar da atual situação da estrada, além de fotos e vídeos da real situação de como se encontram em total abandono por parte das empresas que prestam serviços ao governo federal, o prefeito usou  da sensibilidade para obter mais uma conquista, que de imediato foi solicitado pelo presidente Arthur Lira um acompanhamento imediato ao setor competente (DNIT), que por se tratar de tratativas entre empresas terceirizadas que ainda na manhã dessa quinta-feira o prefeito e deputado Celso Sabino e comissão do município estão sendo recebido na superintendência do DNIT, já agendado pelo presidente da Câmara, uma oportunidade de ouro que poucos tem, ao final da visita o prefeito convidou o deputado e presidente da Câmara Arthur Lira, para fazer uma visita no município de Jacareacanga, O presidente deixou em aberto na sua agenda, que após todas votações na casa, estará SIM incluindo o município de Jacareacanga em sua agenda oficial, as boas impressões deixadas na câmara federal foram as melhores através do prefeito Valdo, que com sua humildade vem rompendo barreiras e alavancando cada vez mais o município de Jacareacanga.
A agenda do prefeito na capital ainda terá uma extensão durante o dia quinta-feira em todos os órgãos federal.

Estou muito feliz pelas conquista aqui na capital Brasília, além do carinho fomos recebidos por todos que através do nosso mandato, estamos fazendo aproximação do nosso município de Jacareacanga aos grandes centro de decisões, quero também agradecer ao deputado Celso Sabino que esteve nos acompanhando na agenda quarta-feira na câmara federal, e no que depende de mim Valdo, estarei aproveitando o máximo da nossa vinda aqui para, bater em caga gabinete, ou repartição, pois a política é isso, hoje eu estou aqui representando o nosso povo, que concedeu o mandato de representá-los, e graças a Deus está tudo se encaminhando perfeitamente, e ainda estaremos anunciando mais conquistas" disse o prefeito Valdo" 


Texto: Clemison S.Lopes      

*SEM CREDENCIAL * MPF PEDE SUSPENSÃO URGENTE DE OFERTA DE CURSOS POR FACULDADE IRREGULAR NO PARÁ

 


O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que seja determinada a suspensão imediata das atividades de ensino promovidas pela Faculdade Alternativa Teológica Brasileira (FATB) no Pará. Apesar de não estar credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para ofertar cursos de nível superior, a empresa oferece cursos de graduação e de pós-graduação no estado, destaca a ação ajuizada na terça-feira, 26.

De acordo com investigações do MPF, no distrito de Campinho, em Ourilândia do Norte, no sudoeste paraense, a FATB oferece graduação em pedagogia, administração e educação física, além de pós-graduação em docência do ensino superior. A FATB tem sede em Xinguara e é gerenciada pela empresa Centro Educacional Alternativo Teológico Brasileiro (CEATB).

Segundo depoimentos coletados pelo MPF, pessoas que estudaram na FATB estão atuando como professores em aldeias indígenas da região dos municípios de Ourilândia do Norte e Bannach. “Tais irregularidades não podem continuar em detrimento das normas de ordem pública que protegem a educação de qualidade e a prestação de serviços adequados e regulamentados”, alerta o procurador da República Rafael Martins da Silva.

Demais pedidos – À Justiça Federal, o MPF também pediu que a FATB seja urgentemente proibida de realizar novas matrículas e de cobrar mensalidades ou outras taxas dos estudantes e, ainda, de iniciar as aulas sem o ato de credenciamento, autorização e reconhecimento junto ao MEC, conforme requeira nos termos da legislação.

Se a Justiça concordar com os pedidos urgentes do MPF, o procurador da República autor da ação também pede que a FATB seja obrigada a divulgar, em jornais de grande circulação no estado e no site da empresa, informações sobre a ação judicial movida pelo MPF e o resumo da decisão judicial.

Por fim, o MPF também pediu que, ao final do processo, a FATB seja condenada ao ressarcimento dos danos materiais sofridos pelos alunos, incluindo a totalidade de todos os valores pagos, individualmente, referentes a matrícula, taxas e mensalidades, com a devida correção monetária. Também foi pedido o pagamento de danos morais coletivos em valor mínimo de R$ 500 mil. 

Fonte: MPF

quarta-feira, 27 de abril de 2022

*VAZOU* INTERNAUTAS FAZEM COMPRA APÓS CARTÃO COM PREMIAÇÃO DE ARTHUR DO BBB22 VAZAR

 


Após o ator Arthur Aguiar vencer o Big Brother Brasil 22 na noite desta terça-feira, 26, o cartão que continha o prêmio de R$1,5 milhão vazou na internet e alguns internautas chegaram ainda a fazer compras com o dinheiro que estava na conta. Veja!

Ainda na internet, os internautas descobriram o número do código de segurança e a data de validade. Veja!

PF INVESTIGA FRAUDES DE R$ 3 MILHÕES COM DINHEIRO FEDERAL NO SUDESTE DO PARÁ

 


A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quarta-feira, 27, sete mandados de busca e apreensão no combate a fraudes em licitação e associação criminosa, sendo cinco no município de Xinguara e dois em Redenção, na região sudeste do Pará

De acordo com a Polícia, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, diversos documentos e veículos. As fraudes investigadas superam o valor de R$ 3 milhões, envolvendo verbas federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). 

Se as hipóteses forem confirmadas, as penas são de três meses e a sete anos, além de multa. 

Com informações da Ascom PF.

terça-feira, 26 de abril de 2022

*ILEGAL* MPPA AJUÍZA AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA PREFEITO PELA PRÁTICA DE NEPOTISMO NO PARÁ

 


O Ministério Público do Estado do Pará, por meio do promotor de Justiça Acenildo Pontes, ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP), contra o prefeito de Santa Maria do Pará pela prática de nepotismo. De acordo com o documento, o prefeito contratou a própria esposa e filha, e a mãe do vice-prefeito para cargos nas secretarias do município.

Em 2021, o MPPA recorreu ao judiciário para que o município de Santa Maria do Pará fosse obrigado a nomear as dezenas de pessoas que foram aprovadas no concurso público, que não haviam sido nomeados em razão do Poder Público Municipal alegar falta de recursos para a contratação destes servidores.

Porém, ao assumir o cargo em 2021, o prefeito nomeou como Secretária Municipal de Finanças sua esposa, que é formada em administração e o cargo deveria ser ocupado por alguém com formação na área de economia ou finanças. Ele também nomeou sua própria filha para ocupar o cargo de Secretária Municipal de Assistência Social, cargo que deveria ser ocupado por uma assistente social, mas tem formação em psicologia. Por último, ele nomeou a mãe do vice-prefeito para exercer o cargo de Secretária Municipal de Agricultura, porém, a mesma possui apenas o ensino médio e o cargo deveria ser preenchido por alguém com conhecimento específico na área de agricultura.

Diante dos fatos, devidamente comprovados, a Promotoria de Justiça do município concluiu que o critério único adotado pelo gestor municipal para essas contratações foi o laço de parentesco existente entre as pessoas nomeadas, o prefeito e seu vice-prefeito, e não a qualificação profissional de cada uma delas.

A ação determina que as nomeações sejam suspensas e impõe ainda multa diária de R$ 10 mil em caso de desobediência à decisão judicial. Além disso, a decisão também condena o prefeito ao pagamento das custas judiciais e honorários advocatícios em 20% sobre o valor da causa (estipulada em R$ 10 mil). O dinheiro deverá ser transformado em cestas básicas a serem destinadas ao Casarão dos Idosos e Pastoral da Criança.

Fonte: MPPA

MULHER É ENCONTRADA MORTA EM HOTEL EM SANTARÉM


Na tarde desta terça-feira, 26, uma mulher identificada como Elileia Ficagna de Freitas, 37 anos, foi encontrada morta em um dos quatros do Aquário Hotel, localizado entre a Praça Rodrigues dos Santos e o Teatro Victória, na área central de Santarém, oeste paraense. A vítima estava hospedada no local. De acordo com informações, Elileia era natural do município de Rurópolis, sudoeste paraense, mas estava residindo no município de Placas e, estava em Santarém para tratamento de saúde. De acordo com a Polícia Militar, funcionários do hotel acionaram a polícia devido o forte cheiro que vinha do quarto em que a mulher estava hospedada. Segundo a polícia, Elileia estava morta há pelo menos 12 horas.  Uma equipe do Samu esteve no local e constatou o óbito. O IML foi acionado para fazer a remoção do corpo e realizar exames de necrópsia para saber a causa da morte. 

Com informações do Portal Santarém 

*JUSTIÇA* TJ rejeita recurso do MP que aponta participação de Arthur Brito na morte de ex-prefeito de Tucuruí

 


Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) rejeitaram o recurso do Ministério Público e da assistência de acusação que vinculava o ex-prefeito de Tucuruí, Arthur Brito e seus familiares, ao assassinato do então prefeito, Jones Wiiliam. Sendo assim, por unanimidade os magistrados retiraram qualquer hipótese de prisão dos acusados, e confirmaram o que o juízo de 1º grau já havia assinado: trata-se de acusações de "ouvi dizer".

O prefeito de Tucuruí, Jones William da Silva Galvão (MDB), foi morto a tiros no dia 25 de julho de 2017. À época do crime, Jones teria sido abordado por dois homens em uma moto enquanto fazia a vistoria de uma operação tapa-buracos na estrada que liga a cidade ao aeroporto. Os suspeitos do crime teriam efetuado vários disparos no peito e na cabeça do gestor e depois fugiram.

Jones ainda teria sido socorrido e encaminhado ao Hospital Regional, mas não resistiu e morreu no centro cirúrgico. O gestor era enfermeiro e tinha 42 anos. Ele foi eleito em 2016 com 53,50% dos votos válidos (31.268 votos). No mês de setembro de 2017, a Polícia Civil, prendeu, no aeroporto de Belém, Bruno Marcos de Oliveira, apontado como o pistoleiro que executou o prefeito.

Na época do crime, as investigações apontaram que ele praticava assassinatos por encomenda em troca de dinheiro. Bruno possuía, de acordo com a polícia, três mandados de prisão por um homicídio em Sergipe e outros dois casos de grande repercussão no Pará - as execuções do prefeito Jones, em julho de 2017, e do empresário Albenor Moura da Silva, ocorrida em Itaituba, sudoeste do Pará.

Em abril de 2018, Bruno Marcos estava entre os 22 mortos na tentativa de resgate no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, na Região Metropolitana de Belém.

Com informações do Antagônico

*VITORIA DO POVO MAIS UMA VEZ* JUÍZA JULGA IMPROCEDENTE AÇÃO CONTRA PREFEITO E VICE DE RURÓPOLIS-PA


A juíza da 68ª Zona Eleitoral de Rurópolis, Juliana Fernandes Neves, julgou improcedente nesta terça-feira (26), a ação de investigação judicial proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), contra o prefeito do município de Rurópolis, no sudoeste do Pará, Joselino Padilha, o Taká, e o seu vice, Erzenir Orben, o Neném. Os gestores municipais foram denunciados por suposto abuso do poder econômico cumulada com representação por captação ilícita de sufrágio movida pelo MPE e pela Coligação Aliança por Rurópolis nas eleições municipais de 2020.

Segundo os autos, no dia 13 de novembro de 2020, o MPE recebeu a denúncia por meio de um vídeo compartilhado por aplicativo telefônico de mensagem, em que o então candidato à reeleição ao cargo de prefeito Joselino Padilha, teria supostamente feito uma doação para o eleitor Mateu Jacob de Sousa em troca do seu nas eleições municipais do ano de 2020. 

Em seu despacho, a magistrada destaca que em que pese o vídeo que embasa a presente denúncia contra o gestor municipal, dar a entender a ocorrência de uma possível compra de votos. Porém, segundo ela, os depoimentos colhidos durante a instrução processual não corroboram com grau de certeza necessária a embasar uma condenação por captação ilícita de sufrágio uma vez que o único elemento de prova é um vídeo gravado por um suposto leitor que, segundo dito, sequer chegou a votar, “relevando nesse ponto, ausência de possibilidade de interferência no resultado final das eleições”.

“Em casos tais, privilegia-se a presunção de inocência, sendo caso, portanto, de se julgar improcedente o pleito”, completou a juíza Juliana Fernandes Neves, da 68ª Zona Eleitoral de Rurópolis, em sua sentença em favor do prefeito Taká e o vice, Neném. 

A magistrada destaca ainda que não ficou claro nas provas juntadas pelos representantes da presente ação qualquer das condutas típicas previstas no artigo 41-A, c/c seu § 1°, da Lei 9.504/97, não havendo sequer comprovação do vínculo subjetivo entre os processados. Assim, não caracterizando também situação a ensejar as consequências do art. 1º, inc. I, alínea “j”, da Lei Complementar nº 64/90.

“Há necessidade de demonstrar que as práticas irregulares teriam capacidade ou potencial para influenciar o eleitorado, o que tornaria ilegítimo o resultado do pleito, o que não fora provado pelos representantes da presente ação”, escreveu a juíza.

“Ante o exposto, com fulcro no artigo 487, inciso I do CPC, julgo improcedente a presente ação de investigação judicial eleitoral, e extinto o processo, com resolução de mérito”, finalizou a juíza Juliana Fernandes Neves.

Atuou na defesa do prefeito no processo, o advogado santareno Márcio Sousa. 


Taká foi reeleito com 54,59% dos votos nas eleições de 2020.

Após 12 dias, trabalhadores da Equatorial Pará seguem desaparecidos

 

Nesta segunda-feira, 25, trabalhadores que prestam serviços à Equatorial Pará se reuniram com faixas e cartazes na frente da sede do Ministério Público em Marabá, sudeste do Pará.

Eles pedem Justiça e respostas sobre o desaparecimento de dois colegas há 12 dias. Gutemar Pereira e o Jaime dos Santos, desapareceram em Redenção, sudeste do Pará. A Polícia Civil investiga o caso.

Nesta segunda a empresa informou, por meio da assessoria de imprensa, que não há informações sobre o possível paradeiro dos trabalhadores.

Um boletim de ocorrência foi registrado no dia 15 de abril pela empresa comunicando o desaparecimento dos colaboradores que prestavam serviço de fiscalização. O veículo de trabalho dos funcionários foi encontrado, após ser rastreado, mas eles não forma localizados.


segunda-feira, 25 de abril de 2022

Avó força neta de 4 anos a beber uma garrafa de uísque inteira e criança morre

 


Na última quinta-feira, 21, uma criança de 4 anos morreu depois que a avó forçou a menina a tomar uma garrafa inteira de uísque. A mãe da criança assistia a cena. O caso ocorreu na Louisiana, nos Estados Unidos. 

Segundo a polícia local, a avó da menina, Roxanne Record, de 53 anos, viu a menina experimentando um pouco de uísque e, como castigo, mandou a garota se ajoelhar e tomar a bebida. A criança, então, teria perdido a consciência, momento em que Roxanne e a mãe da menina, Kadjah Record, de 29 anos, chamaram o resgate. Ela foi declarada morta no local.

A autópsia da criança mostrou que a causa da morte foi intoxicação aguda por álcool. A menina tinha um nível de álcool no sangue de 0,68%, oito vezes acima do limite permitido para que motoristas dirijam veículos.

Roxanne e Kadjah foram presas, acusadas de assassinato. 

Com informações do Metrópoles

*BALANÇO* Polícia Civil registra mais de 280 ocorrências durante ação no feriado de Tiradentes no Pará

 


A Polícia Civil do Pará participou, desde a última quinta-feira (21), da Operação Tiradentes, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).  As ações reforçaram o efetivo policial em municípios do interior do estado, além da Região Metropolitana de Belém. O objetivo da operação foi garantir maior segurança aos paraenses que buscaram os principais balneários para aproveitar o feriado, além de garantir a tranquilidade para quem ficou na capital.

“Reforçamos o efetivo nas delegacias dos municípios que mais recebem turistas no interior, mas também as unidades da Região Metropolitana de Belém, visando melhor assistir a população para combater a criminalidade durante o feriado” destacou o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, que destacou que a corporação atuou com o efetivo de mais de 120 policiais civis e agentes do setor administrativo

Durante a operação, iniciada na última quinta-feira (21) e encerrada nesta segunda-feira (25), a Polícia Civil contabilizou 283 boletins de ocorrência registrados, 61 procedimentos policiais instaurados e 45 prisões efetuadas, sendo 30 por alcoolemia, durante ações integradas o Departamento de Trânsito do Pará (Detran) com operação Lei Seca, desenvolvida com o intuito de conscientizar e educar a população e autuar na forma da lei os condutores flagrados na ilegalidade da condução de veículos automotores sob o efeito de álcool. O trabalho reforça a necessidade de difusão de um trânsito seguro. 

Também foram fiscalizados 79 estabelecimentos comerciais por meio da Delegacia de Polícia Administrativa (DPA). O trabalho visou realizar o registro, licenciamento e fiscalização de estabelecimentos de diversões públicas, como bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis, motéis, pousadas e similares nos municípios que possuem grande potencial turístico. Do total de estabelecimentos fiscalizados, 27 proprietários foram intimados a comparecer nos órgãos competentes para regularizar as situações dos seus estabelecimentos e um foi fechado pela falta da documentação necessária. 

Com informações do Agência Pará. 

sábado, 23 de abril de 2022

Escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo desfilam neste sábado

 


Sete agremiações participam, na noite deste sábado (23), no Sambódromo do Anhembi, do segundo dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo. As apresentações deste grupo começaram na sexta-feira (22). No dia 29, será realizado o Desfile das Campeãs do carnaval de 2022, do qual participarão a campeã do Grupo de Acesso II, a primeira e a segunda colocadas do Grupo de Acesso I e as cinco escolas com as maiores somas de notas do Grupo Especial, incluindo a campeã.

Os desfiles começaram nos dias 16, com as escolas do Grupo de Acesso II, e 21. com as agremiações do Grupo de Acesso I.

De acordo com a Liga de Samba de São Paulo, o carnaval de São Paulo deve atrair, em quatro dias de desfiles, mais de 110 mil espectadores e cerca de 30 mil componentes de escolas.

A primeira escola a desfilar na noite de hoje é a Vai-Vai, que sai às 22h30; seguida pela Gaviões da Fiel, às 23h35; Mocidade Alegre, à 0h40; Águia de Ouro, à 1h45; Barroca Zona Sul, às 2h50; Rosas de Ouro, às 3h55; e Império de Casa Verde, às 5h.

Enredos

A Escola de Samba Vai Vai abre a segunda noite de desfiles do Grupo Especial com o enredo Sankofa!, tema que representa um reencontro do negro com suas origens e é narrado pela ave sagrada africana Sankofa, destacando o ensinamento da mitologia Axante de que “nunca é tarde para voltar atrás e buscar o que ficou perdido”. Para resgatar a cultura e os valores africanos deixados para trás por causa da escravidão, a escola recorre aos provérbios do Adinkra, um dos sistemas de escrita usados na África pré-colonial.

A Vai-Vai nasceu no ano de 1930, no bairro do Bixiga, como um cordão de carnaval. Desde então, cresceu bastante e tornou-se a escola de samba com mais títulos do carnaval paulista: 15.

A Gaviões da Fiel leva ao Sambódromo o enredo Basta, definido como um grito contra todas as mazelas e injustiças sociais, com alusão a temas em debate no atual cenário brasileiro, como a fome, a causa indígena, o movimento negro, o racismo e a luta da mulher por igualdade.

Maior torcida organizada do Corinthians, o bloco Gaviões da Fiel foi criado em 1969 e participou do último desfile de carnaval realizado na Avenida São João. No ano seguinte, o bloco conquistava o primeiro título com o enredo Vai, Corinthians. Convidado para desfilar no Grupo de Acesso do Carnaval, foi criado Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Gaviões da Fiel Torcida. Já no primeiro desfile, em 1989, a Gaviões ficou com o vice-campeonato e subiu para o Grupo Especial. Já conquistou quatro títulos. 

A Mocidade Alegre vai homenagear neste ano a cantora Clementina de Jesus com o samba-enredo Quelémentina, Cadê Você?. A cantora Clementina de Jesus estreou nos palcos em 1964 e ganhou fama no ano seguinte, com no espetáculo Rosa de Ouro, e também nas rodas de samba no palco do Teatro Opinião.

A escola foi fundada em 1967 pelos irmãos Juarez, Salvador e Carlos Cruz e mais dois amigos que já saíam fantasiados de mulher pelas ruas da região central da cidade, com o“Bloco das Primeiras Mariposas Recuperadas do Bom Retiro. A rápida ascensão reservou à Mocidade Alegre muitas vitórias, incluindo o título de pentacampeã do Grupo Especial entre os anos de 1969 e 1973. Os mais recentes troféus de campeã foram conquistados em 2004, 2007, 2009, e além do tricampeonato, alcançado de 2012 a 2014.

Com informações Agência Brasil