segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

DUPLA DE ASSALTANTES É PRESA APÓS ABORDAR VÍTIMA EM VIA PÚBLICA, INVADIR CASA A FAZER FAMÍLIA REFÉM EM SANTARÉM


Dois homens foram presos na tarde desta segunda-feira (31) após praticarem assalto à mão armada, invadirem residência e fazerem família refém no bairro Caranazal, em Santarém, no oeste do Pará. Os assaltantes usavam um simulacro de pistola para ameaçar as vítimas. Segundo a Polícia, ação criminosa foi rápida.
 

O assalto à jovem ocorreu quando ela caminhava pelo beco Tapajoara, já nas proximidades da avenida Borges Leal. A dupla se aproximou dela, a pé, e conseguiu pegar a mochila da vítima. Dentro da mochila havia um notebook, R$ 100, celular e roupas.

A vítima pediu socorro à população, e algumas pessoas saíram correndo atrás dos assaltantes, momento em que eles avistaram o portão de uma casa aberto e entraram. A Polícia Militar e o Grupo Tático Operacional foram acionados e conseguiram convencer a dupla a se entregar.

"Fizemos o cerco, a retirada dos reféns e a prisão dos indivíduos. Eles foram encontrados com um armamento, que eles tentaram se desfazer, porém foi encontrado no quintal da residência. A primeira vítima chegou a se machucar, mas as demais vítimas de dentro da casa, não sofreram nenhuma violência. Um dos indivíduos já é conhecido, responde pelo mesmo crime, e segundo informações da delegacia está com três meses que ele foi solto e voltou a cometer esse tipo de crime", disse o 3º sargento da 2ª Cime, Felipe Cassio.
Antes da chegada dos policiais, os dois foram agredidos pela população. A dupla foi apresentada na 16ª Seccional de Polícia Civil e os objetos da jovem foram recuperados.

Os assaltantes foram identificados como Paulo Sérgio de Souza Filho, de 29 anos, e Joel Costa dos Reis.


Fonte G1 Santarém 

domingo, 30 de janeiro de 2022

SOMENTE NO MÊS DE JANEIRO DE 2022, QUATRO AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA FORAM EXECUTADOS NO ESTADO DO PARÁ


O mês de janeiro ainda nem acabou e já traz um saldo de quatro agentes de segurança pública executados no Estado do Pará. Neste sábado, 29, com a execução do Cabo da PM Madson Campos, no bairro do Guamá, em Belém, foi o quarto agente morto só este mês.

Madson era lotado no 14º Batalhão da Polícia Militar em Barcarena, rregião metropolitana de Belém. Ele morava no bairro do Guamá e estava na porta de sua caasa quando um carro preto se aproximou e três pessoas efetuaram mais de 10 tiros contra o militar. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para um hospital particular da capital paraense, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

No último dia 20 de janeiro, o guarda municipal de Belém, Saulo de Tarso Rocha Bitencourt, foi morto a tiros na Rua Dois de Junho, no bairro de Águas Brancas, em Ananindeua, região metropolitana de Belém. Até o dia de hoje, os suspeitos não foram identificados.
Em 25 de janeiro, o Sargento da PM Milton Carlos foi executado por cinco criminosos no município de Bragança, no nordeste paraense. Segundo informações, o policial levou pelo menos 10 tiros.

No dia 26 deste mês, o Sargento da PM Luís Fernando Monteiro Ferreira, foi executado a tiros quando estava em umma panificadora comprando pão, no distrito de Icoaraci, em Belém.


Fonte Roma News

sábado, 29 de janeiro de 2022

CORPO DE JOVEM É ENCONTRADO AS MARGENS DA AVENIDA CUIABÁ EM SANTARÉM


Na manhã deste sábado (29), a policia foi acionada por populares que relatavam que um corpo estaria sido encontrado às margens da Avenida Cuiabá, ao lado do Seminário, bairro Esperança, em Santarém.

Segundo informações iniciais, trata-se do jovem de prenome Kellison, que trabalhava como Serviços Gerais na Agronorte Construção.


Ainda não há informações oficiais sobre o que causou a morte, mas não descartam a hipótese de ter sido um atropelamento. Imagens de câmeras de segurança das proximidades serão primordiais para as investigações.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

FEMINICÍDIO EM ALTER DO CHÃO, MARIDO MATA ESPOSA A FACADAS


Um crime de feminicidio foi registrado na noite desta sexta-feira (28), em Alter do Chão Distrito de Santarém, a vítima foi identificada como Roseli Fidelix de 44 Anos.

Segundo informações da Polícia a vitima foi morta pelo próprio marido, a facadas durante uma discussão entre o casal, onde o marido identificado como Jaime Galeazzi popular (Gaúcho) que chamou os vizinhos, e em seguida fugiu do local do crime, mais capturado pouco tempo depois pela policia militar do distrito.

A vitima foi morta com várias ferimentos de faca, e segundo informações preliminares uma desses ferimentos teria atingido a costas da vítima e provavelmente perfurou um dos pulmões que possa ter contribuído na morte.

A Polícia Militar esteve no local para resguardar a cena do crime, até a chegada da Polícia Civil e do Centro de Perícias Criminais (CPC) Renato Chaves para fazer remoção do corpo.

O crime agora será investigado pela divisão de Homicídio da Polícia Cívil.




Fonte: Blog Pinga Fogo Tabloide/ via Redes Sociais 

PARCERIA ENTRE MUNICÍPIO E TRE/PA PREVÊ A IMPLANTAÇÃO DA USINA SOLAR DE SANTARÉM

 


O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, reuniu nesta sexta-feira (28), em Belém, com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, Desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, ocasião em que foi feito um acordo, para que seja implantado o projeto da Usina Solar de Santarém.   

Néllio Aguiar, em contato com nossa reportagem, disse que a atual gestão municipal sempre buscou o caminho da sustentabilidade e agora junto com o TRE do Pará deu mais um passo importante, com o projeto da Usina Solar de Santarém. 


“A usina prevê a implantação de 3 mil placas, que serão instaladas em uma área 14.300 m2, e a produção estimada de 1,5 megawatts, o suficiente para abastecer com energia limpa a sede do Tribunal em Belém e a quase a totalidade das zonas eleitorais do Estado”, disse Nélio Aguiar.   

O prefeito informou que o terreno foi cedido para o Tribunal pela Superintendência do Patrimônio da União no Pará. “Firmamos o acordo juntamente com a Presidente do TRE, Desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento”, finalizou Nélio Aguiar. 

HOMEM É ESMAGO POR ROLO COMPRESSOR E MORRE


Um trabalhador, de 35 anos, identificado como Edmar de Oliveira morreu na tarde dessa quinta-feira (27) na avenida Mamoré em Porto Velho após ser atropelado por uma máquina de rolo compressor. Ele morava em Ouro Preto do Oeste (RO). 

O incidente aconteceu em um ponto de obras do projeto “Tchau Poeira”, responsável pelo recapeamento e asfaltamento de vias.

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento do atropelamento. No vídeo acima é possível ver o trabalhador andando em meio a pista quando a máquina de rolo compressor vai em direção a ele e passa por cima de todo o corpo.

Na sequência outros funcionários correm em direção ao colega de trabalho para verificar o estado de saúde.


Confira (imagens fortes):



BBB 22: ERRO NA PROVA PODE TIRAR LIDERANÇA DE TIAGO ABRAVANEL; ENTENDA


Aconteceu nesta quinta-feira, 27, a segunda Prova do Líder no ‘BBB22’, em que Tiago Abravanel foi consagrado o líder da semana no programa. Pedro Scooby, sua dupla, concordou em ceder o poder para o neto de Silvio Santos, e recebeu imunidade. Porém, nas redes sociais, os internautas apontaram um possível erro na competição e pediram por revisão e consequentemente o cancelamento da disputa.

Os brothers deveriam montar um sanduíche e se revezarem na dinâmica. A agilidade e habilidade eram elementos importantes, pois a dupla que completasse primeiro passava de fase até chegar à final. Depois da prova realizada, em que Tiago e Scooby venceram, os internautas enxergaram um suposto erro na execução dos dois. Segundo parte os telespectadores, Abravanel foi duas vezes levar um dos ingredientes na Prova do Líder, o que seria errado.

Na Prova do Líder Leve Levíssimo Seara no BBB22, que fez Tiago o vencedor, com exceção de Rodrigo, Eliezer e Bárbara, os demais fizeram duplas para a disputa. “Hoje a prova do Líder é do Levíssimo Seara, que deixa qualquer receita uma delícia. Divididos em duplas, vocês deverão montar um sanduíche de acordo com o gabarito no telão. O primeiro jogador deverá pegar o ingrediente na padaria, subir a escada, percorrer a trave, descer a escada do outro lado e encaixar a peça a mesa de montagem”, explicou Tadeu Schmidt.

Ele continuou, “E voltar até a padaria pela trave para que seu parceiro possa levar um novo ingrediente. Se a peça não encaixar, o jogo deverá trazê-la de volta até a área de padaria, sempre fazendo o percurso pela trave. Aí então será a vez do seu parceiro tentar encaixar a peça correta. Importante: cada jogador só pode percorrer a trave com uma peça de cada vez”.

O apresentador destacou que no revezamento, eles deveriam estar fora da passarela. “O revezamento dos jogadores não pode ser feito na área de montagem. Sempre que um jogador cair da trave ou derrubar seu ingrediente, ele deve voltar a recomeçar o percurso subindo a escada por onde começou. O jogador que colocar o último ingrediente no sanduíche, aperta o botão. As duas duplas mais rápidas avançam para a final”.

Caso a produção realize uma revisão na Prova do Líder, Jade Picon e Linn da Quebrada devem levar a melhor nesta semana. A dupla ficou em segundo lugar com pouquíssimo tempo de diferença. A Globo não se pronunciou se a prova será revisada. Após a vitória de Tiago e sua dupla, no VIP estão: Pedro Scooby, Douglas Silva, Arthur Aguiar, Linn da Quebrada e Jade Picon.

Fonte: Blog Pinga Fogo Tabloide/ Via Redes Sociais 

MÉDICO PARAENSE É PRESO E AGREDIDO APÓS NEGAR ATENDIMENTO PARA DELEGADO EM GOIÁS


O médico paraense, Fábio Marlon Martins França, foi preso nesta quinta-feira, 27, depois de se recusar atender um delegado da Polícia Civil em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), na cidade de
Cavalcante, região nordeste do estado de Goiás.

Segundo testemunhas, o médico atendia um paciente quando o delegado apareceu alegando que estava com covid-19 e precisa ser examinado. Fábio se negou a deixar o homem que recebia assistência e afirmou que o caso do delegado não era de urgência. Enfurecido, o delegado arrancou a máscara do médico, agrediu e prendeu Fábio com ajuda de dois policiais civis.

Fábio foi encaminhado para a cidade de Alto Paraíso, a cerca de 90 quilômetros de Cavalcante. O médico nasceu na cidade de Ourilândia do Norte, no sul do Pará, mas mora e trabalha em Goiás. A Polícia Civil de Goiás disse que não tem informações sobre a prisão do paraense.

PROTESTO

Moradores de Cavalcante prometem realizar um protesto nesta sexta-feira, 28, para pedir justiça e a transferência do delegado.

PLEBISCITO SOBRE CRIAÇÃO DO ESTADO TAPAJÓS DEVE SER ANALISADO NA RETOMADA DOS TRABALHOS EM BRASILIA


Na retomada dos trabalhos legislativos, a Comissão de Constituição e Justiça deve analisar proposta (PDL 508/2019) que prevê plebiscito para dividir o Pará em duas partes. Os municípios do oeste paraense formariam o estado do Tapajós, abrangendo 43% do território.


Se a proposta for aprovada, a população do Pará deverá participar de um plebiscito para decidir sobre a criação do estado do Tapajós, que abrangerá mais de 20 municípios do oeste paraense e 43% do território. A votação deverá acontecer junto com as eleições gerais ou municipais, sendo organizada e fiscalizada pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelo TRE. O relator, senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas, é favorável ao texto e lembra que outro plebiscito já foi realizado para tentar dividir o estado em três partes: Pará, Carajás e Tapajós.

O movimento de emancipação do Tapajós existe há pelo menos 170 anos. Apesar da derrota, o plebiscito de 2011 foi marco para o movimento separatista, que saiu fortalecido. Em 2011, a população dos Municípios que comporiam o Estado de Tapajós manifestou, de forma inequívoca, o seu desejo de emancipação do Pará. Passados dez anos, essa vontade é mantida.

O senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas, defende que a população deve decidir sobre a criação do novo estado. Nós não estamos decidindo se será criado ou não o Estado do Tapajós: nós estamos dando a autorização para que o povo paraense decida por plebiscito se quer ou não criar o Estado do Tapajós. Depois de analisada pelo Senado, a proposta ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados. 

Fonte: Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

JUSTIÇA DETERMINA A PRISÃO DA MULHER QUE ATIROU E MATOU NAMORA EM SANTARÉM, POR DESCUMPRIR MEDIDA CAUTELAR

 


O juiz Gabriel Veloso, da 3ª Vara Criminal de Santarém, após pedido da acusação, que demonstrou o descumprimento das medidas cautelares pela acusada Raquel Silva Travassos, retornou a ordem a prisão preventiva da acusada.  

A mesma já foi presa pelo delegado Herbert Farias Júnior e deverá ser apresentada para audiência de custódia na manhã desta sexta-feira, 28/01/2022.  

Raquel Silva Travassos é acusada de matar o namorado Bruno Matteo Lima dos Santos, crime que aconteceu no dia 21 de junho de 2021.    

SAIBA MAIS 

Após a última briga de Raquel e Matteo, a jovem teria retornado para a casa dos pais, e na manhã do dia 21 de junho saiu dizendo que ia procurar emprego. Mas na verdade, ela tinha saído de casa levando a arma do pai, um policial militar da reserva. Raquel voltou ao apartamento onde Matteo morava e fez vários disparos, atingindo a cabeça, maxilar e uma das mãos de Matteo. Os vizinhos ouviram os tiros e correram para o local. A princípio, Raquel disse que Matteo tinha se suicidado, depois admitiu que tinha atirado nele.  


A Polícia Militar foi acionada e ao chegar ao local encontrou Raquel, que foi conduzida a 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil, e depois de passar por exame de corpo de delito ela foi encaminhada para a triagem feminina do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura, onde ficou à disposição da Justiça. 

 

No dia 14 de julho de 2021, a Justiça concedeu liberdade provisória à jovem Raquel, condicionada à medidas cautelares. O benefício foi concedido em razão de falhas, segundo a decisão, no inquérito policial. 

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

JUSTIÇA OBRIGA FUNAI A RENOVAR PROTEÇÃO PARA INDÍGENAS ISOLADOS NO XINGU

A Justiça Federal determinou, nesta quarta-feira, 26, que, dentro de 48 horas, a Fundação Nacional do Índio (Funai) deve renovar a portaria de restrição de uso que protege a Terra Indígena (TI) Ituna Itatá, nos municípios de Altamira e Senador José Porfírio, no Pará. A restrição, decretada desde 2011, protege povos indígenas que vivem em isolamento voluntário e venceu na terça-feira.

A decisão, do juiz federal Mateus Pontalti, atende pedidos do Ministério Público Federal (MPF). A restrição de uso, que deve ser renovada por mais três anos, proíbe a entrada de qualquer pessoa que não seja da Funai e impede atividades econômicas no local.

Na ação, o MPF lembrou à Justiça que a interdição administrativa deferida em portaria pela presidência da Funai é a única proteção jurídica oferecida atualmente aos povos isolados da TI Ituna-Itatá.

Condicionante - A restrição de uso foi decretada pela primeira vez em 2011 como parte das condicionantes do licenciamento da usina hidrelétrica de Belo Monte. Os estudos de impacto constataram que os povos isolados da região sofreriam risco concreto de genocídio com a chegada de milhares de migrantes atraídos pela obra.

Em 2013, 2016 e 2019 a portaria de restrição que protege o território foi renovada, mas o MPF apontou na ação que a Funai deu todas as indicações de que não pretendia mais fazer a renovação.

Em 2021 uma expedição foi enviada pela Funai para confirmar a presença dos isolados dentro da TI. Com base nas informações encontradas em campo, um relatório foi elaborado pela equipe responsável recomendando que fosse mantida a restrição de uso.

“(…) apesar do substancioso relatório produzido e da gravidade da situação que envolve a TI Ituna/Itatá, a presidência da Funai deixou transcorrer o prazo de vigência da Portaria 17/2019 sem justificar o motivo pelo qual resolveu desconsiderar a análise técnica e tomar posição diversa daquela sugerida”, registrou o juiz federal na decisão.

Os documentos do processo judicial não serão divulgados na íntegra porque contêm dados que são protegidos por sigilo, para preservar a vida e o direito de autodeterminação dos povos isolados.

 

Fonte: MPF

CICLISTA ATROPELADO POR ÔNIBUS APÓS CAIR AO BATER EM VEICULO EM SANTARÉM

Um ciclista que foi atingido por um ônibus após queda na Avenida Borges Leal, em Santarém, no oeste do Pará, morreu no Hospital Municipal. O acidente aconteceu por volta das 7h20 (O vídeo acima contém imagens fortes).

Câmeras de segurança registraram o momento. Nas imagens é possível ver que o ciclista identificado como Juscelino Brito, 41 anos, trafegava no trecho entre Av. Curuá-Una e Travessa Turiano Meira quando, ao passar ao lado de um carro estacionado, caiu. Segundo testemunhas, o motorista do veículo teria aberto a porta do carro segundos antes do ciclista passar, o que teria causado a queda. 

Em frações de segundos, o ciclista cai no chão e é atingido por um ônibus. O ciclista foi atendido por equipe do Samu. De acordo com o coordenador do Serviço de Atendimento Médico de Urgência, Joziel Colares, o quadro clínico foi considerado grave. Juscelino foi levado ao Hospital Municipal de Santarém, onde morreu pouco tempo depois.

SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO NA MORTE DE PM É MORTO EM BRAGANÇA-PA


Um dos suspeitos de envolvimento na morte do sargento da Polícia Militar, Milton Carlos Silva de Menezes, 41 anos, foi morto a tiros na manhã desta quarta-feira, 26, durante uma ação policial no município de Bragança, na região nordeste do Pará.

Segundo informações, o acusado é identificado como “Orlandinho” e estava escondido em uma área de mata localizada entre os quilômetros 14 e 15, da rodovia BR-308, que liga a cidade de Bragança e Capanema.


Imagens foram compartilhadas nas redes sociais e mostram o momento em que viatura da Polícia levam o corpo do suspeito após intensa troca de tiros.
A Polícia da cidade afirma que Orlandinho tinha uma dívida com membro de uma facção criminosa e seria quitada se ele participasse da morte do sargento.


Fonte: Blog Pinga Fogo Tabloide/ via Redes Sociais 

PF PRENDE SEIS SUSPEITOS POR DESMATAMENTO ILEGAL NA ILEGAL NA REGIÃO DO XINGU NO PARÁ


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 26, a operação “Hardwood” com o objetivo de combater o desmatamento ilegal da Floresta Amazônica e a comercialização clandestina de madeira extraída irregularmente no estado do Pará.

Entre os crimes investigados, os agentes ainda apuram a receptação de madeira ilegal e a manipulação de créditos florestais, com a inserção de dados falsos no sistema Sisflora, permitindo a emissão de Guias Florestais ideologicamente falsas.

A Justiça Federal, TRF1 Subseção de Santarém, expediu seis mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão com alvos nas cidades de Uruará, Senador José Porfírio, Anapu, São Bento, Santarém e Mojuí dos Campos, ambas no estado do Pará.

Em Uruará, pelo menos uma pessoa foi detida, um madeireiro que estava sendo investigado desde 2020 e faria parte da quadrilha que explora madeira de forma ilegal em áreas de proteção.

O inquérito policial que deu origem à operação deflagrada teve início no ano de 2020 com a apreensão de 60 toras de madeiras realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e resultou no ataque de supostos madeireiros contra um fiscal do instituto, que acabou atingido por uma garrafa na cabeça.

De acordo com a polícia federal, são investigados os crimes de desmatamento ilegal, receptação de madeira ilegal, invasão de terras da união, associação criminosa, dentre outros.

Em nota, a PF destacou que em razão da pandemia causada pelo Coronavírus, foram adotadas medidas de segurança e prevenção de todos envolvidos, para que pudessem se preservar a saúde das testemunhas, investigados e dos policiais. Ainda de acordo coma PF, a operação também busca identificar e responsabilizar os autores da agressão cometida contra o fiscal do Ibama. 

PAPA FRANCISCO PEDE QUE OS PAIS APOIEM OS FILHOS HOMOSSEXUAIS: NÃO DEVEM CONDENAR OU ESCONDER


Durante audiência semanal no vaticano realizada nesta quarta-feira, 26, o Papa Francisco pediu aos pais que tem todo o apoio aos filhos homossexuais. Ele disse que "Ao identificar a orientação sexual dos filhos os pais não devem condena-los ou escondê-los, em vez disso devem prestar todo o apoio", declarou.

Em cerimônias realizadas em outros anos, o Papa já havia afirmado que "os gays tem direito de serem aceitos pela família".


terça-feira, 25 de janeiro de 2022

VÍDEO: PASSAGEIROS SÃO RESGATADOS APÓS LANCHA NAUFRAGAR NA BAÍA DO MARAJÓ


No final da tarde desta terça-feira, 25, uma lancha da empresa Bom Jesus, que saiu de Belém com destino a Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, naufragou no meio da baía de mesmo nome.
Dois outros barcos deram apoio e resgataram os tripulantes e passageiros que estavam à deriva e todos foram salvos.

Blog Pinga Fogo Tabloide/ via Roma News  

CÂMERA DE SEGURANÇA REGISTRA MOMENTO EM QUE PM É ASSASSINADO EM BRAGANÇA


Uma câmera de segurança registrou o momento em que o policial militar identificado como sargento Milton, foi baleado na porta de casa com pelo menos 10 disparos de arma de fogo, no final da manhã desta terça-feira, 25, no município de Bragança.

O policial havia acabado de parar no local, quando os criminosos chegaram em um carro modelo Siena preto e efetuaram os disparos. O militar morreu na hora.