sexta-feira, 30 de abril de 2021

TRIBUNAL CONFIRMA IMPEACHMENT DE WILSON WITZEL


Por 10 votos a 0, Wilson Witzel sofreu processo de impeachment, nesta sexta-feira, 30, após decisão do Tribunal Especial Misto. Para que o governador sofresse o impedimento eranecessário no mínimo sete votos à favor. 

Com a decisão do impeachment, o governador interino Cláudio Castro (PSC), vice-governador eleito na chapa do então titular em 2018, assume efetivamente o cargo. Sua posse, no entanto, depende de a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) ser notificada da decisão pelo TJ. A cerimônia de nomeação pode ocorrer já neste sábado (1º).

Witzel foi afastado do cargo em agosto de 2020 por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O parlamentar é investigado por suspeita de práticas irregulares na área da Saúde.

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), com a eleição de Wilson Witzel, "estruturou-se no âmbito do governo estadual uma organização criminosa, dividida em três grupos, que disputavam o poder mediante o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos". Ainda de acordo com a investigação, liderados por empresários, os grupos lotearam as principais pastas estaduais, uma delas foi a Secretaria de Saúde, "para implementar esquemas que beneficiassem suas empresas".

Segundo o MPF, o principal mecanismo utilizado pelos grupos para captação de recursos financeiros, era "por meio do direcionamento de licitações de organizações sociais (OSs), mediante a instituição de uma 'caixinha de propina'" abastecida por OSs e seus fornecedores".

Julgamento

Votaram os deputados Waldeck Carneiro (PT), Carlos Macedo (Republicanos), Chico Machado (PSD), Alexandre Freitas (Novo) e Dani Monteiro (PSOL), além dos desembargadores José Carlos Maldonado, Fernando Foch, Teresa Castro Neves e Inês da Trindade e Maria da Glória Bandeira de Mello.

Após esse momento, caberá ao colegiado decidir se WItzel também perderá os direitos políticos pelos próximos cinco anos. Para isso, também são necessários sete votos ou mais.

Wilson Witzel não compareceu ao TJ para acompanhar a sessão sobre seu futuro político. Ele foi representado por dois advogados, e acompanhou tudo em sua residência, no Grajaú, Zona Norte da capital, de onde comentou os votos, através das redes sociais.

Pelo Twitter ele disse que o resultado do processo é "revoltante" e que tanto a norma processual quanto a técnica "nunca estiveram presentes" no julgamento. 

"Não fui submetido a um Tribunal de um Estado de Direito, mas sim a um Tribunal Inquisitório. Com direito a um carrasco nos moldes do estado islâmico, que não mostrou o rosto", escreveu.

Segundo ele, o ex-secretário de Saúde Edmar Santos "que escondia R$ 10 milhões no colchão virou herói" e a "única prova para o golpe". "Todo Tribunal Inquisitório é unânime. Hoje não sou eu que sou cassado, é o Estado Democrático de Direito", declarou.

 

Com informações da CNN 

'PAÍS PODE VACINAR TODA POPULAÇÃO ATÉ O FIM DO ANO' AFIRMA QUEIROGA


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o Brasil tem condições de vacinar toda a população até o fim deste ano. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa com representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta sexta-feira, 30. Na ocasião, o titular da pasta afirmou que o país tem “doses suficientes” para garantir a imunização dentro do prazo.

Queiroga afirnou que o Brasil já adquiriu 500 milhões de unidades de vacinas contra a covid-19, mas que a maior parte dos imunizantes ainda não está disponível e deve ficar para o segundo semestre. De acordo com o ministro, as fontes dos imunizantes seriam os contratos com empresas como a Pfizer e a Janssen e a participação no consórcio Covax Facility, coordenado pela OMS.

Na coletiva, ele também citou que “Estamos trabalhando fortemente em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde para termos as doses do Covax Facility o mais rápido possível. Por meio de contrato bilateral com farmacêuticas vamos ter mais doses de vacinas. Estamos em eminência de assinar um novo contrato com a Pfizer para mais 100 milhões de doses’. O encontro ocorreu por videoconferência e contou com a presença do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, com a diretora da Organização Pan-Americana (Opas) no Brasil, Socorro Gross, além de outros representantes de entidades internacionais.

Com informações da CNN Brasil

PROVAS DA POLÍCIA CIVIL DO PARÁ DEVEM SER APLICADAS EM 20 DE JUNHO E 4 DE JULHO, EM SANTARÉM

Provas da Polícia Civil serão aplicadas em junho e julho no Pará — Foto: Polícia Civil/Divulgação

As provas da Polícia Civil do Pará já têm data para acontecer, o novo cronograma para a execução do certame deve ser publicado na sexta-feira (30) no Diário Oficial do Estado (DOE) pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad). A execução do certame acontecerá em 20 de junho, para o cargo de delegado, e em 4 de julho, para escrivão, investigador e papiloscopista.

As provas serão aplicadas de maneira descentralizada em Santarém, no oeste do Pará, e em outras cinco cidades (Altamira, Belém, Itaituba, Marabá e Redenção). Para a Polícia Civil serão ofertadas 1.088 vagas, sendo 265 para o cargo de delegado, 252 para escrivão, 506 para investigador e 65 vagas para papiloscopista.

Vigilante ao cenário de pandemia no Estado, a Seplad segue respeitando todos os protocolos de segurança no combate à Covid-19, para que as provas sigam de acordo com o cronograma.

"Priorizamos as melhorias na segurança pública, área que carece de uma atenção imprescindível para que tenhamos mais melhorias e a população detenha a qualidade de vida acertada. Todos os certames vão obedecer os protocolos sanitários", ressaltou Hana Ghassan, titular da Seplad.

Todas as informações oficiais sobre os concursos serão divulgadas nas redes sociais e site da Seplad.

Polícia Militar

A prova para a Polícia Militar ocorrerá no dia 6 de junho, também de forma descentralizada, nos municípios de Altamira, Belém, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém. Neste certame serão preenchidas 2.405 vagas, sendo 2.310 para praças e 95 para oficiais.

Fonte G1 Santarém 

quinta-feira, 29 de abril de 2021

CINEMAS, PARQUES DE DIVERSÃO E SISTEMAS DE SELF-SERVICE SÃO LIBERADOS PELO COMITÊ DE CRISE EM SANTARÉM


Durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira, dia 29, nas dependências da Prefeitura Municipal de Santarém, noeste do Pará, Comitê de Crise decidiu pela reabertura de cinemas, com capacidade para 50% de público; também Comitê de Crise decidiu pela reabertura de parques de diversão, sendo que devem ser seguidas todas as recomendações de protocolos de biossegurança. Também foram liberadas reuniões púbicas e privadas, sendo que devem ter nessas reuniões no máximo 30 pessoasOutra determinação do Comitê de Crise é que as academias de ginásticas foram autorizadas a controlar a entradas das pessoas através de catraca. 

Vale salientar, que festas, shows, eventos e promoções com música ao vivo no interior dos bares continuam proibidas por decisão judicial. Outro item do novo decreto, é que os restaurantes voltarão a oferecer o sistema self-service, sendo que o ciente é obrigado a usar uvas e máscaras durante o manuseio dos alimentos. 

Segundo informações dComitê de Crise, novo decreto, com as referidas medidas será publicado nesta sexta-feira, dia 30. 

BOLETIM ATUALIZADO DA COVID EM SANTARÉM 

A Prefeitura de Santarém, em nova atualização do boletim da Covid-19, às 21h de quarta-feira, 28, informa que há 17.602 casos confirmados no município. Existem 16.519 pessoas recuperadas, 949 óbitos, 20.935 resultados negativos, 81 análises, 2.331 monitorados e 82.199 monitorados já recuperados. 

A Prefeitura informa que há o registro de 02 novos óbitos em decorrência da Covid-19 divulgados pela SESPA. As mortes ocorreram em abril, sendo 1 homem de 88 anos que faleceu no dia 23/04; e 1 mulher de 75 anos que faleceu no dia 27/04Outros 06 óbitos estão sendo investigados. 

A atualização de quarta-feira acrescentou 30 novos casos positivos. A Prefeitura informa ainda que 134 pacientes estão em isolamento clínico-hospitalar ou domiciliar.  

A rede Hospitalar de Santarém possui no momento 71 leitos de UTI exclusivo para covid-19 (64 adultos, 3 neonatal e 4 pediátrico) disponíveis dos quais 55 estão ocupados, sendo 49 com casos confirmados e 06 com suspeitos. Há 3 leitos ocupados na UTI Pediátrica com 3 casos suspeitos. A UTI Neonatal permanece sem leitos ocupados. 

Dos 64 leitos para adultos, 52 estão ocupados (90,63%) com 49 pacientes positivados e 03 suspeitos. Todos os pacientes estão no HRBA. Não há pacientes na fila de espera para ocupar um leito de UTI.  

Existem 194 leitos clínicos disponíveis exclusivos para covid-19. Desse total, 79 estão ocupados (41,58%). São 70 casos positivos e 09 com casos suspeitos.  

A Prefeitura reforça que o isolamento social, as medidas de higiene e de etiqueta social são fundamentais no combate ao novo coronavírus. Lave as mãos sempre, use álcool em gel e máscaras sempre. Só saia de casa se for preciso.



Fonte: Ascom PMS

SARGENTO APOSENTADO COMETE SUICÍDIO EM MOJUÍ DOS CAMPOS -PA

Na manhã desta quinta-feira (29) por volta 6h30, foi encontrado morto em uma rede na própria casa, segurando uma espingarda, o ex-sargento João Batista de Jesus Santos, que era residente do município de Mojuí dos Campos no Pará.

O sargento prestou serviço no 3° Batalhão de Polícia Militar, ocupando funções na sessão de operador de rádio de comunicação.

De acordo com informações de companheiros de profissão e familiares, tudo leva a crer que se trata de um caso de suicídio.

O ocorrido assustou pessoas próximas que admiravam sua personalidade por sempre demonstrar força e tranquilidade.

 

Fonte: Blog Pinga Fogo Tabloide Via O Impacto 

CPI APROVA SEMANA DE DEPOIMENTOS DE EX-MINISTROS E ATUAL DA SAÚDE

 


Os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich serão os primeiros a serem ouvidos pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado. Os depoimentos, aprovados na reunião do colegiado hoje, 29, seguirão a ordem cronológica da ocupação do cargo. Mandetta e Teich serão ouvidos já na próxima terça-feira, 4.

Na quarta-feira, 5, o dia será dedicado ao ex-ministro da pasta Eduardo Pazuello; na quinta-feira, 6, será a vez do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, prestarem esclarecimentos à comissão.

Os senadores também  aprovaram requerimentos de informação sobre enfrentamento à covid-19, uso de medicamentos sem eficácia comprovada, tratamento precoce, estratégias e campanhas de comunicação. O prazo para resposta é de até 5 dias.

Wajngarten
O relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), não conseguiu o consenso para antecipar a convocação do ex-secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República Fabio Wajngarten para o dia 11 de maio. O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), decidiu acatar o requerimento do senador Ciro Nogueira (PP-PI) e limitou as deliberações de votação apenas aos convocados que serão ouvidos na semana que vem.

Ciro Nogueira argumentou que a intenção de ouvir Wajngarten não foi colocada no sistema da Casa pelo relator com prazo mínimo de 48 horas antes, como exige o regimento do Senado. O requerimento deverá ser votado na próxima reunião do colegiado, na terça-feira, 4. 

Os senadores querem ouvir o ex-secretário especial de Comunicação Social da Presidência sobre a entrevista à revista Veja, na qual disse que houve “incompetência” e “ineficiência” de gestores do Ministério da Saúde para negociar a compra de vacinas.

Convocação
O vice-presidente do colegiado, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que as pessoas relacionadas pela CPI serão convocadas, ou seja, obrigadas a comparecer na condição de testemunhas. A convocação também faz parte da estratégia de evitar que os aprovados façam uso do direito de permanecerem em silêncio durante as oitivas. “Não há circunstância de convite para comparecimento na Comissão Parlamentar de Inquérito”, ressaltou o Randolfe.

Oitivas
O senador Marcos Rogério (DEM-RO) apresentou uma questão de ordem solicitando que os depoentes venham presencialmente à CPI. “Tudo isso [trabalho da CPI] fica absolutamente comprometido se não se realizar de forma presencial. Além disso, não se pode admitir que as inquirições sejam interrompidas ou até encerradas por falhas de comunicação, tão características de sua realização de forma remota, por mais avançados que sejam os recursos tecnológicos. E essa questão é ainda mais grave quando se constata que, por serem rotineiras nesse tipo de procedimento”, justificou.

Ao negar o pedido, Omar Aziz disse que as oitivas poderão ser feitas de forma semipresencial, mas ponderou que se fosse convocado iria pessoalmente. “Vai ser semipresencial. Agora, se eu fosse convidado ou chamado e tivesse que dar uma solução, este é o melhor espaço para a pessoa falar, para poder se defender ou para contribuir com o Brasil. Não há espaço maior. Uma pessoa que é acusada de um fato pode vir aqui, e aquela versão que está sendo dada ser desmentida aqui dentro da CPI por ela mesma. É um espaço que não é para prejulgar ninguém. Eu não concordo com o prejulgamento”, disse.

Histórico
A CPI da Pandemia foi instalada na terça-feira (27) no Senado e investigará “ações e omissões” do governo durante a pandemia da covid-19. Os repasses feitos pela União a estados e municípios também estão na mira do colegiado.

 

 Agência Brasil.

POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA FRAUDES NO AUXÍLIO EMERGENCIAL NO PARÁ E MAIS SEIS ESTADOS


A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 29, a operação Quinta Parcela, dando continuidade ao combate às fraudes ao benefícios emergenciais, os quais beneficiam parte da população com dificuldades financeiras em razão da pandemia. Dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Criminal Federal da Secção Judiciária no Estado do Pará, estão sendo cumpridos na cidade de Mãe do Rio, no nordeste paraense.

Os trabalhos realizados são resultados de uma união de esforços denominada Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), da qual participam a Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União. Os escopos da atuação conjunta são a identificação de fraudes massivas e a desarticulação de organizações criminosas, com a identificação de seus integrantes e recuperar os valores para o erário.

Somadas às ações deflagradas hoje, restaram realizadas 70 operações policiais visando o combate às fraudes, com a realização de mais de duas centenas de Mandados de Busca e mais de 30 indivíduos presos.

A hipótese criminal investigada na operação se refere aos crimes de furto qualificado mediante fraude, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, praticados por indivíduos que teriam se beneficiado de valores fraudados do auxílio emergencial de, ao menos, 26 vítimas.

Caso o resultado do cumprimento dos mandados confirme a hipótese criminal, os envolvidos serão indiciados, estando sujeitos a penas que somadas podem chegar a mais de 20 anos de prisão.

Em todo o país estão sendo cumpridos 37 mandados de busca e apreensão, cinco mandados de prisão temporária e três mandados de sequestro de bens, totalizando aproximadamente de R$ 140 mil bloqueados por determinação judicial.

As ações estão sendo efetivadas nos estados do Pará, Tocantins, Goiás, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo, com a participação de aproximadamente 140 policiais federais.

Destaca-se que em razão da atual crise de saúde pública, foi adotada logística especial de preservação do contágio com distribuição de EPI’s a todos os envolvidos, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.

Fonte: Ascom/PF

MOTOCICLISTA PERCORRE NOVE QUILÔMETROS COM GARGANTA PERFURADA POR PÁSSARO ATÉ CONSEGUIR SOCORRO

 


Um rapaz, de 23 anos, teve a garganta perfurada por um pássaro quando andava de motocicleta, no último sábado, 24, em uma estrada vicinal na região da aldeia Águas Correntes, em Barra do Bugres, no Mato Grosso. O jovem indígena Eik Júnior Monzilar Parikokoriu, da etnia Umutina, percorreu 9 quilômetros com a ave presa ao seu corpo até chegar, ferido, à sua aldeia.

No local, sentindo falta de ar, ele chegou a desmaiar de dor. Eik contou que havia acabado de realizar um trabalho como artesão na cidade e retornava para a aldeia. Ele parou para aguardar a poeira baixar depois que um carro havia passado pelo local. Assim que saiu, um pássaro bicou a sua garganta — o que resultou num buraco no seu corpo.

Após os primeiros socorros prestados pela família, ele foi levado para atendimento na Unidade Básica de Saúde, que fica na aldeia. Lá, conseguiram tirar o pássaro do seu pescoço.

Fonte: Blog Pinga Fogo tabloide via G1

quarta-feira, 28 de abril de 2021

MP DENUNCIA JOVEM QUE MATOU NAMORADO COM AGULHA DE NARGUILÉ POR CAUSA DE UM PASTEL

 


Uma jovem de 20 anos foi denunciada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) por matar o namorado com uma agulha de narguilé, após uma discussão por pastel de feira. O caso aconteceu em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. Nicole Maria Ferreira Costa deverá responder por homicídio duplamente qualificado, em razão de motivo fútil e por ter impossibilitado a defesa da vítima.

A jovem confessou o crime à polícia e responde em liberdade.

Adailton Gomes Abreu, de 24 anos, foi morto no dia 18 de setembro, na casa da namorada, localizada no Residencial Village Garavelo. De acordo com o promotor de Justiça Milton Marcolino, no dia do crime, o casal saiu com mais duas irmãs dele para comer em uma feira.

Conforme a denúncia, eles tiveram uma discussão sobre o que iriam comer e a discussão continuou na casa da jovem. No local, conforme investigação, Adailton foi atingido no coração. Ele não teve chance de se defender e morreu na hora.

A Polícia Civil finalizou o inquérito em 24 de novembro passado. Ao analisar o processo, o MP entendeu que as irmãs da vítima precisariam depor. Elas comapreceram na Delegacia na última quinta-feira, 22. No entanto, elas estavam do lado de fora do imóvel quando o crime aconteceu e o depoimento não influenciou na conclusão do inquérito policial.

O Tribunal de Justiça informou nesta quarta, 28, que o magistrado deve analisar o recebimento da denúncia.

 

Fonte: Blog Pinga Fogo Tabloide via G1

PREFEITO NÉLIO IRÁ ENTREGA MAIS UMA QUADRA POLIESPORTIVA EM SANTARÉM, AGORA NA VILA ARIGÓ NESTA QUINTA-FEIRA, 29

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), inaugura nesta quinta-feira (29), a quadra poliesportiva da Vila Arigó. O investimento é parte do projeto de urbanização do espaço.

A urbanização da Vila Arigó já conta com quiosques, banheiro, quadra de areia, playground, academia ao ar livre e bancos em concreto com pergolado em madeira. Conta ainda com uma escada para acesso à praia, infraestrutura de calçamento por toda a área, iluminação em LED, implementação de piso tátil, área gramada e recebeu também o plantio de mudas de árvores. Além disso, o projeto consta da implantação de toda a rede de drenagem de águas pluviais na área de intervenção e asfalto nas ruas adjacentes.

A inauguração conclui e entregue definitivamente a quadra a população, com área total de 680m², valor de R$ 319.760,81.

A inauguração vai contar com a presença do prefeito Nélio Aguiar e do secretário de Infraestrutura, Daniel Simões.

Data: 29/04/2021


Hora: 18h

Local: Orla da Vila A
rigó (final da Borges Leal – Bairro: Prainha)

Contato: Dayse Lima – assessora de comunicação Seminfra 



Fonte: Blog Pinga Fogo Tabloide via Agencia Santarém